Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Até que horas posso comer antes de ir dormir?

O ritmo circadiano não controla apenas o nosso sono, ao que parece, e segundo os cientistas, o corpo também tem um relógio circadiano para comer.

Até que horas posso comer antes de ir dormir?

E como explica um artigo avançado pela publicação Mundo Boa Forma, se comemos a horas tardias tal pode afetar a qualidade do sono e o peso.

De modo a entender como as horas a que comemos a última refeição do dia interferem no ganho de peso, uma equipa de investigadores examinou um grupo de indivíduos que ingeria mais alimentos ao pequeno-almoço e menos ao jantar; e um outro grupo que abusava mais ao jantar, do que relativamente a qualquer outra refeição.

Sem surpresas, no final da experiência o primeiro grupo analisado registou uma perda de peso mais elevada, enquanto o segundo acabou por engordar.

Adicionalmente, os investigadores observaram que quem comia mais ao jantar tendia igualmente a dormir pior, a não tomar tomar o pequeno-almoço, comer alimentos menos saudáveis e apresentava uma maior probabilidade de sofrer de obesidade.

Mas afinal, a partir de que horas antes de ir dormir devo 'fechar a boca'?

Como explica o site Mundo Boa Forma, os cientistas não estão em consenso relativamente a uma hora específica, contudo tendem a concordar que a última refeição (ou petisco) deve ocorrer até três horas antes de ir dormir. Ou seja se se deita às 22h, então não deverá comer após as 19h.

Os investigadores recomendam ainda que consuma grande parte da sua dose calórica na parte da manhã.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório