Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

É verdade que o coração não dói? Perceba se está a sofrer um enfarte

Trata-se de um dos grandes mitos quando o assunto é a saúde cardiovascular. Sim, conforme explia um artigo divulgado pelo médico Luís Ferreira dos Santos, o coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode indicar a incidência iminente de um enfarte do miocárdio.

É verdade que o coração não dói? Perceba se está a sofrer um enfarte

"O enfarte agudo do miocárdio (vulgarmente conhecido como 'ataque cardíaco') é uma verdadeira emergência médica. O normal funcionamento do coração é uma condição fundamental à vida, que só é possível se o músculo cardíaco estiver adequadamente alimentado", explica o clínico Luís Ferreira dos Santos, num artigo divulgado no site da rede de hospitais CUF

O que ocorre no coração aquando de um enfarte?

A irrigação do músculo cardíaco é feita pelas artérias coronárias e se uma delas entupir subitamente com gordura e/ou coágulos, o músculo não recebe nutrientes e oxigénio nas quantidades que necessita.

Ou seja, passado poucos minutos sem receber sangue as células começam a sofrer (processo denominado de isquemia) e, em poucas horas, as células começam a morrer (fibrose). Contudo, se a situação for identificada atempadamente e tratada, a isquemia pode ser reversível. 

Incidência na população portuguesa

Em Portugal são internadas anualmente cerca de 12 mil pessoas por enfarte agudo do miocárdio, com maior volume de internamentos nos meses de inverno e com um pico tradicional no mês de dezembro.

Como posso saber se estou a sofrer um enfarte de miocárdio?

"Um dos grandes mitos que erradamente são repetidos e que importa esclarecer é a frase: 'o coração não dói'. Errado. O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio. Qualquer dor súbita nesta grande área anatómica pode corresponder a isquemia cardíaca, sendo mais provável se a dor for localizada na zona da mama esquerda, que os anatomistas chamam de precórdio", refere Luís Ferreira dos Santos.

Segundo o médico, este conceito falacioso que o coração não dói deriva que algumas pessoas que são internadas por enfarte do miocárdio nunca percecionam dor, podendo descrever ao invés 'aperto', 'peso' ou 'mau estar' torácico. Existem também manifestações mais atípicas, como fraqueza geral, náuseas, vómitos, sudação, desmaio ou taquicardia. Em pessoas com compromisso da função sensorial do sistema nervoso (os diabéticos são o exemplo mais frequente) são mais frequentes estas apresentações clínicas mais subtis e atípicas.

No limite é ainda possível sofrer um enfarte do miocárdio sem qualquer sintoma (isquemia silenciosa), mas essa não é claramente a regra.

Que hábitos devemos adotar para prevenir enfartes de miocárdio?

- Deixar de fumar;

- Realizar exercícios aeróbicos (caminhar, nadar, andar de bicicleta) durante 30 minutos diários em cinco dias da semana;

- Reduzir os níveis de stress;

- Adotar uma dieta saudável, pobre em gorduras saturadas e rica em fruta, vegetais e cerais;

- Manter um peso adequado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório