Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Salada: Será esta a nova grande vilã da dieta?

Pesquisas norte-americanas revelam – surpreendentemente – que o prato pode não ser a escolha mais apropriada para quem pretende perder peso. Entenda os motivos.

Salada: Será esta a nova grande vilã da dieta?
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saudável ou não

As saladas são geralmente consideradas uma opção saudável entre quem deseja manter o peso ou livrar-se daqueles tão ‘odiados’ quilos a mais.

Todavia, tenha muita atenção: conforme divulga a revista Vogue, e dois estudos publicados no jornal Washington Post, quando come apenas salada à refeição e nada mais esta pode literalmente virar-se contra os seus objetivos de alcançar a boa forma.

Eis os principais motivos para pensar duas vezes antes de pensar comer uma salada: 

A salada não é assim tão nutritiva

Segundo o Washinton Post, uma doce de alface contém a mesma quantidade de água que uma garrafa de um litro de água. Ou seja, irá ingerir muito mais nutrientes se optar por comer legumes compostos por menos água, como por exemplo a batata doce (alimento que inclui 77% água).

Ao excluir as folhas de alface, o que sobra é realmente saudável?

Exemplificando, tenha em conta uma salada caesar, que inclui croutons, queijo parmesão, salada e o molho caesar. Tudo isto tem à volta de de 78 calorias numa colher e elevados níveis de gordura.

Risco de doença

De acordo com um relatório avançado pela agência norte-americana Centres for Disease Control (Centro de Controle de Doenças), vegetais com folhas verdes foram responsáveis por 22% de todas as doenças relacionadas com alimentação entre os anos 1998 e 2008, isto devido à presença de substâncias agrotóxicas. Recomendação: opte por verduras orgânicas.

O Washinton Post alerta que a salada pode também não ser propriamente a melhor amiga do ambiente Neste ponto tudo se resume ao desperdício. Provavelmente já lhe aconteceu comprar uma alface no supermercado e por não conseguir comê-la por inteiro nos dias seguintes, esta acabou por se estragar. E não, não estamos a exagerar – a salada é um dos alimentos que mais é desperdiçado no mundo inteiro. Um relatório, de 2013, da rede de supermercados Tesco constatou que 68% da salada no mundo é desperdiçada nas casas e espaços comerciais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório