Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Está com os olhos amarelados? Atenção a estas doenças

Quando a parte branca dos olhos está amarelada, geralmente indica icterícia.

Está com os olhos amarelados? Atenção a estas doenças
Notícias ao Minuto

13:00 - 12/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Problemas de visão

De acordo com Renato Neves, oftalmologista brasileiro que está à frente do Eye Care Hospital de Olhos (São Paulo), quando a parte branca dos olhos está amarelada, geralmente indica icterícia – e costuma afetar a cor da pele também. “Níveis excessivos de bilirrubina no sangue podem ser percebidos por esse tom amarelado na pele e na esclera. Mas é importante associar essa informação com a idade do paciente, já que as causas diferem entre recém-nascidos, crianças e adultos”.

Neves explica que a parte da frente dos olhos é composta de pálpebras/cílios, pupila (círculo central escuro), íris (parte colorida) e esclera – que é a parte branca que circunda a íris e protege toda a estrutura ocular interna. Nos recém-nascidos é bastante comum notar escleras amareladas. A icterícia, nessa fase, está relacionada com o facto do fígado ainda não estar maduro o suficiente.

Além de olhos e pele amarelada, os pais podem notar falta de energia, irritabilidade, febre e dificuldade na amamentação. Todavia, é necessário o acompanhamento especializado de um pediatra, já que algumas causas – ainda que menos frequentes – incluem incompatibilidade sanguínea (quando mãe e bebé têm tipos sanguíneos diferentes entre si), infecções e inclusive hemorragias internas.

Na opinião do oftalmologista, quando o paciente que apresenta olhos amarelados é uma criança mais crescida ou adulto, tal é mais preocupante – justamente por não ser tão comum. “Quem consome muitos alimentos de cor amarela e alaranjada, ricos em betacaroteno, pode até ficar com a pele mais dourada ou amarelada, mas a esclera deve continuar branca. O betacaroteno presente na cenoura, mamão, batata doce, abóbora, pimentos, laranja, damascos e melão, entre outros, faz muito bem à visão.

Trata-se de uma substância que é convertida em vitamina A (retinol), protegendo tanto a córnea quanto as estruturas internas do olho. Também tem ação eficaz contra a secura dos olhos e algumas conjuntivites inflamatórias, além de contribuir para a prevenção de cataratas quando combinada com outros antioxidantes. Com tantos benefícios, quem apresenta olhos amarelados não deve atribuir ao consumo elevado de alimentos ricos em betacaroteno – porque não têm condições de alterar o branco dos olhos”.

"Nos adultos, o problema pode estar relacionado a alguma doença do fígado – como inflamação ou infecção aguda –, a alguma doença que esteja provocando aumento na produção de bilirrubina – como alguns tipos de anemia – ou ainda uma icterícia obstrutiva. Até mesmo a malária causa essa mudança na coloração da parte branca dos olhos”, conclui Neves.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório