Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Quatro consequências da solidão para a saúde

A solidão crónica pode ter consequências adversas para sua saúde.

Quatro consequências da solidão para a saúde
Notícias ao Minuto

19:00 - 10/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Para muitos de nós o sentimento de solidão é uma condição temporária, talvez causada por uma mudança de vida: como mudar de cidade ou iniciar um novo emprego. Mas para outras pessoas, a solidão é um modo de vida, que resulta da falta de conexão com os outros (mesmo que tenham amigos e familiares). E, segundo pesquisas, a solidão crónica pode ter consequências adversas para sua saúde. Os cientistas ainda estão a estudar  a ligação entre a saúde mental e a física e como a solidão afeta o nosso corpo. Estas são algumas das descobertas destes últimos anos. 

Pode afetar o seu cérebro de maneira semelhante à dor física

Um estudo de 2003, citado pela CNN, descobriu que os sentimentos de solidão desencadeiam atividade nas mesmas regiões do cérebro que registam dor física.

Pode prejudicar o sono

Pessoas que se sentem sozinhas tendem a sofrer mais interrupções noturnas do que aquelas que não sentem, segundo um estudo de 2011.

Pode aumentar o risco de demência

Num estudo de 2012, que contou com a participação de quase 2200 idosos que moravam em Amesterdão, os investigadores descobriram que aqueles que relataram sentirem-se sozinhos - independentemente do número de amigos e familiares - eram mais propensos a ter demência do que aqueles que moravam sozinhos.

Pode contribuir para a morte prematura

Dois outros estudos de 2012 descobriram que morar sozinho - ou apenas sentir solidão - pode aumentar o risco de morte prematura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório