Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Comer um ovo por dia combate aparecimento destas doenças. Tem permissão!

O popular alimento tem um efeito protetor contra doenças oculares, como por exemplo cataratas e degeneração macular - aumentando a densidade ótica.

Comer um ovo por dia combate aparecimento destas doenças. Tem permissão!
Notícias ao Minuto

10:00 - 10/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Benefícios dos ovos

Vários estudos revelam que ingerir um ovo diariamente eleva a densidade ótica e, como tal, tem uma ação protetora dos olhos, evitando o desenvolvimento de patologias oculares, como a degeneração macular e cataratas.

Em declarações ao jornal Folha Vitoria, a nutricionista Lúcia Endriukaite refere que o ovo, em destaque a gema amarela, é extremamente abundante em zeaxantina e luteína. "Estes mesmos carotenoides estão presentes na pigmentação amarelada da mácula (parte do olho que ajuda a focalizar a luz) e são responsáveis por proteger os olhos dos danos provocados pela luz solar". 

Um estudo em particular, que incluiu 33 indivíduos com idade média de 79 anos, durante cinco semanas, revelou que ao comer um ovo diariamente, os níveis de luteína e zeaxantina sérica no organismo subiram exponencialmente, sem elevar os índices de ‘mau’ colesterol (LDL).

Adicionalmente, a nutricionista sublinha que o processo de envelhecimento contribui para diminuir os índices de luteína e zeaxantina nos tecidos oculares, tornando-se essencial a ingestão de alimentos, como o ovo. Mais ainda, outros elementos que incluem a exposição solar, o tabaco, toma de determinados medicamentos e alimentação pobre em nutrientes saudáveis podem incitar a perda de visão e outras lesões oculares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório