Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Quatro mitos e duas verdades supreendentes sobre pessoas canhotas

Apenas 10% da população é canhota.

Quatro mitos e duas verdades supreendentes sobre pessoas canhotas

Os canhotos podem ter uma má reputação - em alguns idiomas, a palavra canhoto pode ser sinónimo de sinistro ou fora de moda. Essa negatividade tende a surgir da falta de familiaridade e da desinformação: apenas 10% da população tem uma mão esquerda dominante. 

Existem muitos mitos sobre as diferenças entre destros e canhotos. A The Healthy falou com especialistas para estabelecer toda a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns. 

Mito: Os canhotos são mais criativos

Existem algumas coisas que todas as pessoas criativas têm em comum, mas ser canhoto não é uma delas. A ligação entre canhotos e criatividade é um mito antigo. Um estudo de 2014 destaca que a maioria das pesquisas que mostram que os canhotos são mais criativos é bastante fraca.

Mito: É mais provável que os canhotos sejam líderes

Seis dos últimos 12 presidentes dos EUA eram canhotos, mas isso é considerado uma trivialidade presidencial, não uma qualificação para o cargo. Não há evidências científicas concretas de que a destreza a escrever com a mão esquerda tenha algo a ver com suas capacidades de liderança. 

Mito: Os canhotos são mais inteligentes

"Há uma ideia de que os canhotos são mais inteligentes, mas não é assim", diz o Dr. Ochoa, à The Healthy. Os canhotos podem, no entanto, pensar de maneira diferente. "O mundo não é um lugar para canhotos - utensílios, tesouras e outros objetos de uso diário são projetados para pessoas destras". "Os canhotos precisam de pensar de maneira flexível e encontrar maneiras de usar essas ferramentas".

Mito: Os canhotos são introvertidos

Um estudo de 2013, publicado na revista Lateralidade, não encontrou diferenças em nenhuma das cinco medidas de personalidade testadas entre destros e canhotos.

Facto: Canhotos podem ter mais problemas de sono

Um estudo publicado na revista Chest analisou os movimentos rítmicos dos membros da mão direita e da esquerda enquanto dormiam. Os investigares descobriram que 94% dos canhotos tinham movimentos nos membros (o que pode ser um indicador do distúrbio do sono conhecido como distúrbio periódico do movimento dos membros), em comparação com 69% dos destros. 

Facto: Pessoas com certos distúrbios de saúde mental têm maior probabilidade de serem canhotos

Entre as pessoas que sofrem de doença mental, as pessoas com transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, são muito mais propensas a serem canhotos do que aquelas com transtornos de humor, como depressão ou transtorno bipolar, de acordo com um estudo publicado na revista SAGE Open.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório