Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comidas d´Azeite voltam a Marvão para saciar os paladares mais exigentes

Uma quinzena gastronómica dedicada às comidas à base de azeite é a 'sugestão' do município de Marvão, no Alto Alentejo, a partir de domingo, para realçar a "importância" que este produto tem na economia local.

Comidas d´Azeite voltam a Marvão para saciar os paladares mais exigentes
Notícias ao Minuto

12:09 - 05/02/20 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

Trata-se da 15.ª edição das Comidas d´Azeite, promovida pelo município, até ao dia 23 deste mês, para atrair mais turistas na tentativa de "superar" os números alcançados em 2019, ano em que a vila histórica recebeu mais de 45 mil visitantes.

"Atualmente, temos dois lagares de azeite em Marvão, que moem mais de um milhão de quilos de azeitona por ano. Estes números refletem-se na economia local", indicou hoje o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

O autarca relatou que em Marvão, no distrito de Portalegre, existe uma "nova tendência", que passa por as pessoas colherem nos seus olivais as azeitonas para que sejam moídas e depois transformadas em azeite para consumo próprio.

"As pessoas hoje acreditam no valor que o azeite tem e, em vez de irem à prateleira do supermercado, produzem o próprio azeite e consomem-no em casa. A maioria das pessoas não colhe muita azeitona, colhe à volta de 400 a 600 quilos e leva depois o azeite para casa", explicou.

"É um azeite com outra qualidade, completamente diferente do produzido a partir dos olivais intensivos", acrescentou.

A 15.ª edição das Comidas d'Azeite, que pretende "homenagear os produtores de azeite", promover os produtos endógenos do concelho e dinamizar a economia local, "aliando o turismo à gastronomia", começa no domingo, na aldeia de Galegos, com uma visita guiada ao Museu/Lagar Melara Picado Nunes.

Já no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, a partir das 12:00, realiza-se um mercado de produtos locais, que antecede um almoço convívio com comidas confecionadas à base de azeite, fazendo parte da ementa queijo fresco com azeite e orégãos, couves com bacalhau do lagar e migas de pão com carne de porco frita em azeite, entre outras iguarias.

Nos 14 restaurantes aderentes a esta iniciativa, onde "o azeite é rei e senhor", poderão ser encontrados pratos tão diversos como a açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à lagareiro, galinha do campo tostada em azeite, borreguinho em azeite à alentejana, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, pudim de azeite e mel.

Em 2019, a vila histórica de Marvão recebeu mais de 45 mil visitantes, sendo a quinzena gastronómica um dos "pontos" que atrai mais turistas nesta época do ano à região.

Segundo o município, o posto de turismo, no ano passado, registou 45.060 visitantes, mais 3.520 do que em 2018, tendo abril, com 5.506 atendimentos, sido o mês de maior afluência turística ao espaço.

A autarquia destaca os turistas portugueses (15.015), espanhóis (10.078), franceses (4.288), taiwaneses (4.048), italianos (2.542) e brasileiros (2.256) como os principais visitantes desta vila do Alto Alentejo.

"Nós vamos continuar com esta aposta da quinzena gastronómica e temos mais algumas ideias para desenvolver nos próximos tempos para ajudar a desenvolver a nossa economia", garantiu o autarca.

Além desta quinzena gastronómica, o município de Marvão adiantou que a Associação Portus Gladii vai promover a Rota do Contrabando do Azeite, no dia 8 de março.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório