Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Os aviões são, na maioria das vezes, brancos. Descubra porquê

O Reader's Digest conversou com dezenas de especialistas para perceber a escolha da cor.

Os aviões são, na maioria das vezes, brancos. Descubra porquê
Notícias ao Minuto

19:00 - 03/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Os aviões são, na maioria das vezes, brancos. E não, não é por causa de uma questão estética. O Reader's Digest conversou com dezenas de especialistas em aeronaves e companhias aéreas e, segundo os mesmos, existem duas razões principais para a escolha da cor.

A principal razão pela qual os aviões são geralmente brancos é para manter o avião fresco. Steve Deane, da Stratos Jet Charters, disse à RD: “Imagine-se sentado na pista à espera sa descolagem num avião de cor escura. Seria extremamente desconfortável para os passageiros. Depois, há a tecnologia no avião. A tecnologia dura mais tempo em ambientes mais frios. Um avião mais frio significa que o equipamento durará mais tempo, economizando dinheiro para a companhia aérea". 

Já o ex-comissário de bordo Philip Weiss acrescentou que a cor está a mantê-lo em segurança: "O branco ajuda a tornar rachaduras e danos mais visíveis para os técnicos, além de facilitar o trabalho deles". Além disso, Deane acrescenta que um avião branco é muito mais fácil de detectar no caso de uma aterragem de emergência em terra e no mar. "O branco reflete o sol, por isso parecerá mais brilhante e será mais facilmente detectado em caso de acidente".

E há mais: um estudo publicado na Human-Wildlife Interactions descobriu que a pintura faz diferença para os pássaros. "Essa descoberta sugere que uma cor mais branca se destacaria mais contra o céu da perspectiva do sistema visual aviário". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório