Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

É possível prever a menopausa através de um exame de sangue

A descoberta revolucionária não só acarreta benefícios para a saúde, como poderá ajudar as mulheres a planearem a sua vida fértil.

É possível prever a menopausa através de um exame de sangue
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução da ciência

Uma equipa de investigadores descobriu uma técnica capaz de apurar quando as mulheres terão a sua última menstruação – tratando-se nada mais nada menos, do que a realização de um simples exame sangue.

O novo estudo publicado no periódico científico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, e divulgado pela revista Galileu, analisou a medição do nível da hormona antimülleriano (AMH) para prever o fim do período menstrual.

Ao nascer, todos os óvulos da mulher já estão formados, sendo que essa ‘reserva’ diminui gradualmente de mês a mês, até esta parar de menstruar. De acordo com os investigadores, o AMH é um indicador de quantos óvulos restam no organismo, ajudando assim a prever o fim da idade fértil.

"Criar uma técnica capaz de medir o tempo até à menopausa tem sido o santo graal das pesquisas sobre a menopausa", afirmou Nanette Santoro, uma das investigadoras, num comunicado divulgado à imprensa.

Para Santoro, o exame inovador ajudará milhões de mulheres a decidir quando desejam engravidar. "Poderão tomar melhores decisões médicas com informações mais completas oferecidas pelas novas medidas hormonais antimüllerianas", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório