Uma equipa de investigadores descobriu uma técnica capaz de apurar quando as mulheres terão a sua última menstruação – tratando-se nada mais nada menos, do que a realização de um simples exame sangue.
O novo estudo publicado no periódico científico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, e divulgado pela revista Galileu, analisou a medição do nível da hormona antimülleriano (AMH) para prever o fim do período menstrual.
Ao nascer, todos os óvulos da mulher já estão formados, sendo que essa ‘reserva’ diminui gradualmente de mês a mês, até esta parar de menstruar. De acordo com os investigadores, o AMH é um indicador de quantos óvulos restam no organismo, ajudando assim a prever o fim da idade fértil.
"Criar uma técnica capaz de medir o tempo até à menopausa tem sido o santo graal das pesquisas sobre a menopausa", afirmou Nanette Santoro, uma das investigadoras, num comunicado divulgado à imprensa.
Para Santoro, o exame inovador ajudará milhões de mulheres a decidir quando desejam engravidar. "Poderão tomar melhores decisões médicas com informações mais completas oferecidas pelas novas medidas hormonais antimüllerianas", concluiu.