Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco coisas que não sabe sobre os dentes do seu filho

Preservar a saúde oral pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se estivermos a falar dos dentes das crianças, pois é na infância que acontecem as alterações mais significativas, sendo necessário um cuidado redobrado para garantir que nenhuma delas compromete o desenvolvimento de dentes fortes e bonitos até à idade adulta.

Cinco coisas que não sabe sobre os dentes do seu filho
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saúde oral dos mais novos

Contudo, são ainda muitas as dúvidas dos pais sobre o que fazer em cada um desses momentos: quando deve a criança começar a escovar os dentes sozinha? Quando deve ser marcada a primeira consulta no dentista? Devem as crianças usar aparelho dentário?

Para ajudar os pais a estarem alerta diariamente e serem capazes de prevenir situações que podem prejudicar a saúde oral dos seus filhos a longo prazo, o médico dentista César Kelly Pimentel, fundador da TWIST, a primeira clínica do país exclusivamente dedicada a ortodontia invisível, partilha algumas curiosidades:

1. Os dentes de leite são tão importantes como os dentes definitivos

Os dentes de leite são, muitas vezes, menosprezados, dado o seu cariz temporário, mas eles são tão importantes como os dentes definitivos e, por isso, requerem a mesma atenção. Além de ser com eles que a criança vai aprender a mastigar, os dentes de leite têm também um papel relevante no estímulo do crescimento do osso que dá suporte aos dentes definitivos e servem de guia para receber os dentes permanentes. Posto isto, é muito importante que a higiene oral seja realizada corretamente na infância para garantir que os dentes de leite cumpram as suas funções na perfeição.

2. Os dentes de leite também têm cáries

Os dentes de leite estão também sujeitos ao aparecimento de cáries. As bactérias presentes na cavidade oral favorecem a produção de ácidos que desmineralizam a superfície dentária, originando a cárie. Fatores como uma alimentação rica em açúcares e uma higiene oral pouco cuidada, algo bastante comum durante a infância, pode afetar a saúde oral dos mais pequenos, inclusivamente dos bebés. Para o evitar, deve realizar uma consulta dentária logo após a erupção dos primeiros dentes de leite, por volta de um ano de idade.

3. A higiene oral deve iniciar-se ainda antes de nascerem os primeiros dentes

Ao contrário do que seria de esperar, os cuidados de higiene oral devem começar quando a criança ainda não tem dentes, logo nos primeiros anos de vida. Nesta fase, e até ao aparecimento do primeiro dente, os pais devem massajar a gengiva apenas com uma gaze húmida. Posteriormente, entre os dois e os oito anos, como a criança ainda não consegue realizar a higiene autonomamente, os pais devem ajudar no processo e introduzir a utilização de uma escova macia, de tamanho adequado, e uma pasta com flúor (1200ppm). Após os oito anos já é esperado que a criança tenha aprendido o movimento correto de lavagem e que o faça pelo menos duas vezes por dia, dando especial atenção aos primeiros molares definitivos, que nascem atrás dos dentes de leite, muitas vezes sem se perceber, e que, normalmente, são os mais difíceis de higienizar.

4. As crianças podem ter bruxismo

Embora este comportamento de ranger os dentes involuntariamente seja mais comum nos adultos, ele também pode ocorrer enquanto se é criança. Uma das causas pode ser pelo facto de os dentes estarem a nascer e a posicionar-se, gerando um desalinhamento dentário e causando desconforto à criança. Problemas respiratórios ou relacionados com o sono podem estar também na origem do bruxismo infantil. Ao notar-se tendência para bruxismo, é essencial levar a criança a um especialista, para garantir o tratamento adequado.

5. As crianças também devem alinhar os dentes

O alinhamento dentário não deve ser deixado apenas para a fase adulta, já que é uma evolução positiva da dentição na infância que vai guiar toda a dentição em fase adulta. O uso de alinhadores nas crianças ajuda no alargamento do maxilar e a guiar a posição dos dentes de leite, para uma dentição equilibrada e perfeita a médio/longo prazo. Já existem algumas opções de aparelhos especificamente direcionados para crianças, que respondem a necessidades específicas desta faixa etária, praticamente invisíveis e indolores, como é o caso das soluções Invisalign Teen e Invisalign First, usada da TWIST, que tem ainda a mais-valia de poder ser removido, não interferindo com a alimentação ou com os cuidados de higiene diários dos mais jovens.

O conhecimento dos pais relativamente a estas e outras questões é fundamental para que consigam proporcionar os cuidados de saúde mais indicados em cada fase de crescimento dos seus filhos. A par disso, e porque as crianças seguem o que veem, é essencial que estes deem o exemplo à criança e mantenham hábitos regulares de higiene oral e visitas periódicas ao dentista.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório