Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Nova colheita do Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto

Da colheita de 2014, é um ‘Grande Reserva’ do Douro.

Nova colheita do Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto
Notícias ao Minuto

09:34 - 29/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinhos do Douro

Com estreia na colheita de 2011, a bicentenária Real Companhia Velha dá vida à quarta edição deste soberbo néctar do Douro: o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’, um poderoso tinto, que reúne as características da afamada casta tinta, aliadas ao terroir da propriedade vitivinícola homónima, localizada entre as sub-regiões do Cima-Corgo e do Douro Superior, com encostas suaves a contornar o rio Douro, geoformologia que oferece condições ideais para o amadurecimento das uvas na vinha.

Na adega, a maceração e fermentação destas uvas de Sousão decorrem em cubas de inox, com controlo de temperatura. Já vinho, assume um estágio de 18 meses, parcialmente em barricas novas de carvalho francês e 70% em barricas usadas.

Logo à vista, este ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ revela toda a essência da casta, apresentando uma cor retinta e profunda. No nariz, ressaltam levíssimas nuances vegetais que combinam com finas notas de fruta madura e notas terciárias emblemáticas da casta, como café e especiarias, as quais oferecem complexidade e muita intensidade aromática ao vinho. Na boca, mostra-se elegante e macio, com taninos redondos e suaves, algo pouco comum nos vinhos produzidos a partir da casta Sousão. Embora seja um estilo muitas vezes designado para o estágio em garrafa, o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ denota um perfil que permite ser consumido enquanto jovem. Vai certamente compensar quem optar pela sua evolução em garrafa para, a posteriori, escolher a companhia, na harmonização, de carnes fortes e de pratos de caça.

Ao elegerem a casta Sousão para a feitoria de um monocasta, as equipas de viticultura e de enologia da Real Companhia Velha manifestam uma atitude arrojada, ao mesmo tempo que revelam a paixão pela descoberta de novos vinhos.

Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva 2014 (DOC Douro):

PVP: €40,00 • Garrafas: 2933 • Álc.: 13,5 % • Acidez Total: 5,5 g/l • pH: 3,43. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório