Uma dose do medicamento do 'cogumelo mágico' reduz a ansiedade e a depressão em pacientes com cancro, diz um estudo publicado no Journal of Psychopharmacology e citado pela CNN.
Segundo o estudo, pacientes com cancro que receberam psilocibina - um composto encontrado em 'cogumelos mágicos' - relataram reduções na ansiedade, depressão, desesperança, desmoralização e ansiedade da morte durante mais de quatro anos após receber a dose em conjunto com psicoterapia.
"As nossas descobertas sugerem que a terapia com psilocibina é um meio promissor para melhorar o bem-estar emocional, psicológico e espiritual de pacientes com cancro", afirma Stephen Ross, professor associado de psiquiatria do Departamento de Psiquiatria da NYU.
As descobertas baseiam-se nas melhorias relatadas pela equipa de ivestigadores em 2016, nas quais 29 pacientes com ansiedade e depressão relacionadas ao cancro receberam uma dose única de psilocibina ou uma vitamina placebo. Sete semanas depois, receberam o oposto. Tudo isto combinado com nove sessões de psicoterapia.
Seis meses e meio mais tarde, após todos os pacientes terem recebido psilocibina, cerca de 60% a 80% apresentaram reduções clinicamente significativas na depressão, ansiedade e angústia existencial e atitudes melhoradas em relação à morte.
Leia Também: Erradicar o cancro do colo do útero: sonho ou realidade? Médica explica