Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dez dicas para uma aventura literária com os mais novos

O Clube de LeYtura sugere dicas para incentivar os mais novos a ler.

Dez dicas para uma aventura literária com os mais novos
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Incentivar a leitura

Com o objetivo de incentivar os mais novos a descobrirem os livros, o Clube de LeYtura sugere dez dicas para uma aventura literária com os mais novos.

1 – Observar a capa

Não é por acaso que os livros infantis costumam ter capas bonitas, coloridas e atrativas. Por isso, é importante observar bem os detalhes que os ilustradores quiseram mostrar na capa. Será uma boa pista para começar a desvendar o seu conteúdo.

2 – Abrir o livro

Sim, esse grande momento, o primeiro mergulho na história que os mais novos estarão ansiosos por descobrir deve ser feito devagar, de forma a aumentar o suspense.

3 – Falar sobre as ilustrações

Os livros do Clube de LeYtura são escolhidos se forma criteriosa pelos seus textos, mas também pelas suas ilustrações, que são na maior parte dos casos assinadas por grandes artistas. Merecem, tal como as palavras, especial atenção e reflexão.

4 – Deixar a criança virar a página

Afinal de quem é o livro? Darmos aos pequenos leitores a iniciativa de mudar a página é uma ótima forma de interessar os mais novos pela história e de deixar que seja lida ao seu ritmo.

5 – Ler as palavras indicando com o dedo

Porque em muitos casos os mais novos ainda estão a dar os primeiros passos na leitura, este velho truque ajuda a descobrir cada palavra e a orientar os mais pequenos para o momento da história em que estamos.

6 – Tornar a história atrativa, dar-lhe VIDA!

As crianças apreciam quando fazemos um pequeno teatro enquanto contamos a história, dando vozes diferentes às personagens ou gesticulando e ‘mimetizando’ o que estamos a ler.

7 – Ir fazendo perguntas sobre a história

Isto vai fazer com que as crianças se mantenham atentas ao que estão a ler e interiorizem melhor a história.

8 – Verificar se a criança está atenta e a gostar

Pedir a opinião da criança sobre a história, nomeadamente se esta lhe está a agradar é outro truque útil para evitar que se distraiam e distanciem do livro.

9 – Deixar a criança comentar

Cada gargalhada, sorriso ou comentário é um sinal claro de que o livro está a ter efeito nos pequenos leitores. Deixá-los mostrar esse interesse é benéfico.

10 – Estimular a criança a contar ou a ler a história

Um dos principais objetivos do Clube de LeYtura é que as crianças ganhem autonomia na leitura dos textos e mais rapidamente se tornem pequenos grandes leitores!

Sobre o Clube de LeYtura

O Clube de LeYtura é o primeiro clube português de subscrição de livros infantis e juvenis que permite receber, todos os meses dois livros, cuidadosamente selecionados por uma equipa de curadores composta por editores, escritores infantojuvenis, pais e professores. Esta seleção dos livros é feita em função da idade do leitor: 0-3 anos; 4-5 anos; 6-8 anos; 9-10 anos e 11-13 anos. O Clube de LeYtura entrega, todos os meses, a pais e filhos histórias de casa em casa, para as famílias descobrirem novas aventuras em conjunto. Por apenas 9,90€ por mês, e sem compromisso, a leitura passa a ser um momento importante na casa das famílias portuguesas. A subscrição pode ser feita através do site da iniciativa. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório