Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Quer emagrecer? O segredo pode estar na cor do prato que coloca na mesa

Perder peso pode ser tão fácil quanto ajustar um pouco a sua rotina.

Quer emagrecer? O segredo pode estar na cor do prato que coloca na mesa
Notícias ao Minuto

08:24 - 28/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Refeições

Várias pesquisas já demonstraram que usar pratos de determinadas cores pode ser benéfico para quem pretende emagrecer.

Aparentemente, quanto maior for o contraste entre a louça e a comida, menor será a vontade de comer e a probabilidade de ingerir alimentos em excesso.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, apurou que os voluntários a quem foi servida massa em pratos bege - de tom semelhante à massa, portanto - apresentavam uma maior probabilidade de comer em demasia.

De facto, os participantes que utilizaram pratos que não apresentavam um grande contraste com a massa comeram em média mais 22%.

Entretanto, uma outra pesquisa realizada no programa ‘Secret Eaters’ do canal britânico Channel 4 demonstrou resultados semelhantes.

O médico David Lewis separou um grupo de estudantes em dois, antes de servir massa com molho de tomate em pratos de cores distintas.

"Vamos realizar uma experiência com o intuito de analisar o efeito da cor da louça nas porções de alimentos que ingerimos”, explicou Lewis aos espectadores do Channel 4. “Regra geral, os indivíduos não se apercebem de que a cor dos pratos que usamos afeta a maneira como nos servimos às refeições”, acrescentou.

"Temos aqui massa com molho de tomate e vamos servi-la em pratos de dois tons diferentes. Vamos servi-la num prato vermelho – da cor do molho. E outras porções vão ser servidas em pratos brancos, neste caso é muito mais fácil termos noção da quantidade de comida que estamos a colocar", elucidou.

Conforme Lewis havia previsto, aqueles cuja comida contrastava mais com a louça ingeriram porções mais reduzidas.

“Aqueles que se serviram com pratos brancos – comeram em média menos 300 gramas de comida”, disse. “Enquanto aqueles que usaram os pratos vermelhos comeram mais 470 gramas comparativamente com o outro grupo. Por outras palavras, em média os indivíduos que utilizaram a louça vermelha - que menos contrastava com a comida - colocaram no prato 60% mais comida”, concluiu David Lewis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório