Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2020
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 19º

Edição

Quer emagrecer? O segredo pode estar na cor do prato que coloca na mesa

Perder peso pode ser tão fácil quanto ajustar um pouco a sua rotina.

Quer emagrecer? O segredo pode estar na cor do prato que coloca na mesa

Várias pesquisas já demonstraram que usar pratos de determinadas cores pode ser benéfico para quem pretende emagrecer.

Aparentemente, quanto maior for o contraste entre a louça e a comida, menor será a vontade de comer e a probabilidade de ingerir alimentos em excesso.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, apurou que os voluntários a quem foi servida massa em pratos bege - de tom semelhante à massa, portanto - apresentavam uma maior probabilidade de comer em demasia.

De facto, os participantes que utilizaram pratos que não apresentavam um grande contraste com a massa comeram em média mais 22%.

Entretanto, uma outra pesquisa realizada no programa ‘Secret Eaters’ do canal britânico Channel 4 demonstrou resultados semelhantes.

O médico David Lewis separou um grupo de estudantes em dois, antes de servir massa com molho de tomate em pratos de cores distintas.

"Vamos realizar uma experiência com o intuito de analisar o efeito da cor da louça nas porções de alimentos que ingerimos”, explicou Lewis aos espectadores do Channel 4. “Regra geral, os indivíduos não se apercebem de que a cor dos pratos que usamos afeta a maneira como nos servimos às refeições”, acrescentou.

"Temos aqui massa com molho de tomate e vamos servi-la em pratos de dois tons diferentes. Vamos servi-la num prato vermelho – da cor do molho. E outras porções vão ser servidas em pratos brancos, neste caso é muito mais fácil termos noção da quantidade de comida que estamos a colocar", elucidou.

Conforme Lewis havia previsto, aqueles cuja comida contrastava mais com a louça ingeriram porções mais reduzidas.

“Aqueles que se serviram com pratos brancos – comeram em média menos 300 gramas de comida”, disse. “Enquanto aqueles que usaram os pratos vermelhos comeram mais 470 gramas comparativamente com o outro grupo. Por outras palavras, em média os indivíduos que utilizaram a louça vermelha - que menos contrastava com a comida - colocaram no prato 60% mais comida”, concluiu David Lewis.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório