Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Tem a pele seca? Quatro doenças 'escondidas' que podem estar por trás

Por ser comum, a pele seca é muitas vezes desvalorizada.

Tem a pele seca? Quatro doenças 'escondidas' que podem estar por trás
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pele seca

Má hidratação, dieta pobre em nutrientes, frio, calor, tecidos mais ásperos, mudanças hormonais... existe um sem fim de possíveis causas para a pele seca, uma condição mais ou menos comum e facilmente tratada com um estilo de vida saudável e o uso dos cremes adequados.

Contudo, se alguns fatores podem ser os responsáveis pela pele seca, esta mesma condição cutânea pode ser o espelho de problemas de saúde até agora desconhecidos para a pessoa.

De acordo com a publicação Prevention, a pele seca pode ser um indicador prévio de diabetes, pois quando os níveis de açúcar estão elevados, o corpo perde fluídos muito rapidamente, o que faz com que a pele fique desidratada e, depois, seca. Porém, salienta a dermatologista Helena Rosenzweig, para que a pele seca seja um sinal claro de diabetes é necessário que ande de 'mão dada' com outros sintomas, como a sede, a maior vontade de urinar e a fadiga.

O hipotiroidismo pode ser também uma condição espelhada pela pele seca, uma vez que a capacidade de reparação celular fica mais lenta com o avançar da doença. Se a secura da pele surgir lado a lado com sinais de prisão de ventre, temperatura corporal mais fria e indícios de depressão, o melhor é mesmo consultar um médico o quanto antes.

Diz a publicação que o cancro da pele é um outro problema cuja pele seca pode ajudar a identificar, em particular quando a região afetada tem um ou outro sinal mais irregular, irritado ou de textura e cor diferente. As doenças nos rins podem ser igualmente espelhadas na pele seca, especialmente se esta ficar ainda irritada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório