Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estes hábitos do dia-a-dia estão a causar-lhe obstipação. Entenda

A Reader's Digest fez uma lista de hábitos comuns que estão a prejudicar a sua saúde intestinal, alguns deles bastante surpreendentes.

Estes hábitos do dia-a-dia estão a causar-lhe obstipação. Entenda
Notícias ao Minuto

19:00 - 22/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A obstipação caracteriza-se pela dificuldade na regular progressão das fezes ou na incapacidade total em evacuar, afetando pessoas de todas as idades. De uma maneira geral, este é um problema temporário e sem gravidade, ainda que desconfortável. 

A Reader's Digest fez uma lista de hábitos comuns que estão a prejudicar a sua saúde intestinal, alguns deles bastante surpreendentes. Vejamos:

Ficar demasiado tempo sentado

Ficar nessa posição durante longos períodos de tempo torce o cólon, desencorajando as fezes a passar e causando obstipação.

Dieta com muitos lacticínios

O queijo parece ser o maior causador de problemas digestivos - não por ser inerentemente obstipante, mas porque muitas pessoas o comem em vez de alimentos mais saudáveis cheios de fibras, como frutas e vegetais. 

Depressão

A depressão torna o metabolismo mais lento, causando o problema. A acrescentar, a medicação geralmente prescrita é também propícia a originar obstipação

Dietas 'low-carb'

Uma das maiores reclamações que as pessoas têm ao embarcar numa dieta baixa em carboidratos/alta proteína é a obstipação. Uma dieta focada em carne, ovos e gordura deixa pouco espaço para fibras vegetais.

Desidratação

Não beber água suficiente é uma das principais caisas do problema.

Fibra em excesso

Como é que a fibra pode ser uma cura e uma causa daobstipação? Simples: a sobredosagem de fibra pode dessensibilizar o revestimento do estômago, tornando-o menos sensível aos sinais de evacuação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório