Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Por que algumas pessoas são 'atacadas' por mosquitos e outras não?

Existem dois tipos de indivíduos no mundo: aqueles que parece que atraem mosquitos e são constantemente picados, e os outros que escapam quase sempre ilesos. Em qual grupo está?

Por que algumas pessoas são 'atacadas' por mosquitos e outras não?
Notícias ao Minuto

08:38 - 22/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mosquitos

As cientistas britânicas Corinne Wood e Caroline Dore publicaram em 1972 uma pesquisa no periódico Nature e na altura foram as primeiras a apontar que os mosquitos poderiam ter uma predileção por um tipo de sangue em específico. Nomeadamente, sugeriram que a espécie de inseto Anopheles gambiae tendia a ‘atacar’ pessoas com sangue do tipo O, conforme explica a publicação Mega Curioso.

Nesse estudo pares de voluntários com tipos sanguíneos diferentes foram expostos a 20 mosquitos fêmeas (isto por que os machos não se alimentam de sangue) e as investigadoras observaram que regra geral os mosquitos picavam aqueles que possuíam sangue tipo O.

Entretanto, e o Mega Curioso refere que, em 2004, foi realizado um novo estudo realizado por cientistas japoneses e divulgado no periódico Journal of Medical Entomology com o intuito examinar ao detalhe o gosto destes insetos por vários tipos de sangue. Novamente, os voluntários de sangue tipo O foram os mais atacados. E surpreendentemente, os investigadores notaram ainda que além da variante sanguínea e dentro desse grupo os mosquitos davam especial preferência aos indivíduos que secretavam mais sacarídeos através da pele, isto é açúcar.

A questão da cerveja

Um outro estudo realizado em 2002 na Toyama Medical and Pharmaceutical University, no Japão, apurou ainda que curiosamente ingerir cerveja pode tornar alguém mais apelativo para os mosquitos.

Contudo, como aponta o Mega Curioso, os cientistas ainda não conseguiram discernir o motivo pelo qual a cerveja torna o sangue mais doce.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório