Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco alimentos poderosos que previnem o cancro da próstata

Existem alimentos que prometem combater a doença - inclua-os já no seu cardápio!

Cinco alimentos poderosos que previnem o cancro da próstata
Notícias ao Minuto

07:20 - 22/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prevenção do cancro da próstata

Os alimentos indicados para prevenir o desenvolvimento de tumores na próstata são sobretudo aqueles que são ricos em licopeno, como o tomate, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, legumes, sementes e nozes, que devem ser consumidos regularmente.

O cancro da próstata afeta sobretudo os homens com mais de 40 anos e indivíduos com uma herança genética da doença. O aparecimento deste tipo de tumor está ainda associado ao consumo de uma dieta rica em alimentos processados, nomeadamente fast food e produtos de charcutaria, como salsichas, presunto ou salame, por exemplo.

Todavia, existem vários alimentos que prometem combater a doença:

1. Tomate: licopeno

O tomate é rico em licopeno, um tipo de nutriente altamente antioxidante que protege as células da próstata contra alterações malignas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o tumor, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (mau) e protege o organismo de doenças cardiovasculares.

A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o cancro da próstata é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate.

2. Nozes: selénio

O selénio é um mineral encontrado principalmente na noz e que ajuda a prevenir o cancro contribuindo para a aniquilação e reprodução das células cancerígenas.

3. Vegetais crucíferos: sulforafano

Os vegetais crucíferos, como brócolos, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve galega são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, que têm um efeito antioxidante e que estimulam a morte programada das células malignas da próstata.

4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis

As isoflavonas e os polifenóis têm uma ação antioxidante, antiproliferativo, que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.

Além do chá verde, esses nutrientes também estão presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.

5. Peixe: ómega-3

O ómega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como tumores e problemas cardíacos. Este nutriente está presente em peixes de água salgada como o salmão, atum, truta e sardinha, além de também estar em sementes como a linhaça e chia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório