Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O grande enigma da física: Por que os gatos caem sempre de pé?

Como os gatos conseguem cair sempre em pé? Trata-se de um quebra-cabeças que deveria ser fácil de resolver, mas a verdade é que o enigma confunde os cientistas há séculos e só recentemente foi resolvido.

O grande enigma da física: Por que os gatos caem sempre de pé?
Notícias ao Minuto

12:02 - 21/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comportamento felino

O talento inato dos bichanos de cair sempre de pé deve-se a um senso de equilíbrio único, que lhes permite movimentar-se rapidamente e girar o corpo para aterrar sobre as quatro patas, avança a publicação Super Interessante.

De modo a conseguir executar o impressionante ato, o gato recorre à grande sensibilidade dos recetores vestibulares que são parte integrante da estrutura denominada de labirinto, localizada no interior do ouvido e que é responsável pelo equilíbrio, revela a publicação.

Segundo a ciência, quando o bichano está numa posição pouco confortável, essa região é pressionada, emitindo um sinal de alerta. Mensagem essa que juntamente com aquilo que é visualizado pelo felino emite uma mensagem para o cérebro, que por sua vez sinaliza os músculos para agirem.

Consequentemente, e como explica a Super Interessante, os músculos operam vários de movimentos instintivos, que fazem com que o corpo do animal recupere o equilíbrio. “O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo. Por fim, há a rotação da parte inferior”, afirmou o veterinário Gelson Genaro, especialista em felinos, àquela publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório