Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2020
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Estas são dez principais tendências gastronómicas para 2020

O estudo é do TheFork em colaboração com a agência NellyRodi.

Estas são dez principais tendências gastronómicas para 2020

Novo ano, novas preferências gastronómicas. O TheFork, plataforma de reservas de restaurantes online, em parceria com a NellyRodi, agência internacional de inovação e criatividade, apresentam um estudo sobre as tendências na restauração para 2020. 

A temática é relevante uma vez que a gastronomia ocupa, cada vez mais, um lugar de relevo em Portugal. De facto, segundo o inquérito, mais de 89% dos portugueses "acreditam que a gastronomia está no centro das preocupações da sociedade e que o setor irá testemunhar grandes desenvolvimentos e mudanças no futuro", refere o TheFork em comunicado.

Numa visão geral, as tendências para o novo ano centram-se nos benefícios dos alimentos para o bem-estar e para a saúde; na cozinha sustentável; e nos pratos 'instagramáveis'. Vejamos com mais detalhe:

 A importância do bem-estar e do humor

1. A primeira tendência é sobre o #MindFood, ou como a comunidade do Instagram define a relação entre "cérebro, humor e comida", esclarece a plataforma A 'tag' tem mais de 65 mil publicações. Esta tendência mostra que os consumidores valorizam o que os alimentos podem proporcionar além dos benefícios funcionais, numa sinergia entre o estado de espírito e a oferta gastronómica mais apropriada. "Os restaurantes terão cada vez mais em consideração as emoções nas suas receitas, com o objetivo de oferecer pratos adaptados aos consumidores, muito além de alimentos desintoxicantes e reconfortantes", completam.

2. Alinhada à procura pelo bem-estar, a segunda tendência gastronómica diz respeito à relação dos alimentos com benefícios terapêuticos. A indústria de alimentos é apaixonada por produtos com efeitos incríveis, como por exemplo relaxante ou terapêutico. Os superalimentos estão a tornar-se parte integrante da nutrição e, portanto, da indústria de restauração, que oferece pratos complementares à medicina tradicional.

3. Por outro lado, nesta nova década, os chamados 'astro foods' vão destacar-se. Esta é a terceira corrente, que é defendida por aqueles que consultam o seu signo todos os dias: além de conhecer o seu trabalho, amor e finanças, vão descobrir também os seus pratos ideais de acordo com o alinhamento das estrelas. Mais de 18% dos portugueses acreditam que o seu signo influencia os seus gostos gastronómicos.

As redes sociais e a tecnologia continuam a ser uma obrigação

4. O Instagram ainda é o rei das redes sociais, onde predominam as fotografias e os restaurantes precisam de surpreender os seus consumidores e, assim, ter um lugar nas redes sociais. As experiências alimentares ultrapassam os limites dos sentidos e da realidade, em prol de novos tipos de consumo, como é o caso da realidade virtual ou estímulos sensoriais. A comida convida todos os nossos sentidos a uma jornada extrassensorial, desde o prato até toda a envolvência do restaurante, salienta a plataforma.

5. O delírio alimentar é a quinta tendência e consiste em deixar a criatividade voar para que seja artística: esse novo estilo tenta aproximar-se de cozinhas criativas. E, no Instagram, o #FoodCrazy já tem mais de 143 mil posts. Mais de 37% dos portugueses dizem que são atraídos por cozinhas mais criativas (por exemplo, insetos, alimentos fluorescentes, etc). 

6. A sexta tendência são os clubes de comida, que estão na moda. 59% dos consumidores procuram relacionamentos exclusivos e experienciais com a marca (fonte: Opinion Way), o que explica o porquê de os programas de loyalty serem hoje ultra direcionados, garantindo uma experiência mais memorável ao cliente, como é o caso do Oreo Cookie Club.

7. A sétima tendência cruza a gastronomia com outras áreas, como a moda. Cada vez mais, as marcas de moda integram nos seus negócios a restauração, criando espaços polivalentes para comprar e também desfrutar de uma ótima experiência gastronómica. Exemplo disso: o Gucci Osteria em Florença, ou Citron, e o restaurante parisiense de Simon Porte Jacquemus. Em Portugal, o Vogue Café Porto ou o JNcQUOI Avenida.

8. A tecnologia continua a ser muito importante, tornando-se a oitava tendência. E prova disso é o número de aplicações focadas na análise de alimentos, bem como os 'empregados robôs', que já não surpreendem em alguns restaurantes no Japão. 88%* dos portugueses acreditam que a tecnologia tem um importante lugar no mundo da gastronomia.

Transição para uma gastronomia mais sustentável e verde

9. Outra tendência é encontrada quando o foco se tornam as vozes relevantes no setor. O papel de influenciadores e atores é crucial para colocar algumas questões na agenda social e, movidos para o mundo gastronómico, são os chefs que precisam de se envolver e posicionar no que diz respeito a questões ambientais. Segundo o estudo, para mais de 67% dos portugueses o facto de um restaurante ser sustentável é um motivo decisivo na escolha.

10. De acordo com esses dados, a décima tendência diz respeito à culinária sustentável, sendo uma das mais importantes. Segundo a pesquisa, mais de 81% dos portugueses tem em conta a origem dos ingredientes na hora de comprar. Os consumidores estão cada vez mais a enaltecer as marcas que atuam na redução de problemas ambientais e relacionados com o plástico. Portanto, depende dos chefs abrirem as suas cozinhas e explicarem de onde os seus produtos chegam ao consumidor final, ultra comprometidos e preocupados com o meio ambiente.

Além das dez novas tendências apresentadas é importante não esquecer a gastronomia de outros países. Existe um interesse na culinária asiática e a culinária israelita começa a destacar-se e a afirmar as suas raízes em várias cozinhas por tudo o mundo.

De acordo com a plataforma, a pesquisa foi realizada em dezembro de 2019 com utilizadores do TheFork, total de correspondentes: 305.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório