Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Entenda o que é a SIDA felina, uma das doenças mais comuns dos gatos

O FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) frequentemente apelidado de SIDA dos gatos é uma das doenças infecciosas mais comuns entre estes felinos.

Entenda o que é a SIDA felina, uma das doenças mais comuns dos gatos
Notícias ao Minuto

11:00 - 16/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doenças dos gatos

Conforme aponta a clínica veterinária Restelo Vet, trata-se de uma patologia da imunodeficiência felina causada por um retrovírus do tipo lentivírus. A doença nos gatos assume características semelhantes ao HIV/SIDA dos humanos, porém é importante saber que não afeta as pessoas.

Apesar do vírus não ser dos mais resistentes, tem o poder de afetar gravemente o sistema imunitário dos gatos infectados, deixando os seus pequenos organismos mais debilitados e susceptíveis a contrair infecções e outras doenças. 

Causas de contágio

Segundo a clínica Restelo Vet, entre as principais causas de infeção FIV estão o contacto físico e secreções  como a saliva - mordeduras, arranhões, partilha de bebedouros e brinquedos, lutas ou contacto sexual. Sendo que as gatas infetadas podem transmitir o vírus às crias durante a gestação ou amamentação.

Sintomas

Inicialmente, os sinais clínicos de FIV podem manifestar-se por febre, perda de apetite, perda de peso, alterações de comportamento, diarreia e problemas de pele. Todavia, por vezes esses sintomas surgem somente numa fase mais avançada da doença.

Mais ainda, à medida que os animais envelhecem surgem falhas imunológicas, alterações sanguíneas, infecções oportunistas, neoplasias e várias doenças crónicas, resultando frequentemente em morte. 

Infelizmente, como alerta a clínica veterinária, ainda não há uma cura ou vacina para tratar e prevenir o FIV e o tratamento médico é sintomático. Como tal, a melhor forma de atrasar o desenvolvimento da doença é conseguir um diagnóstico precoce. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório