Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Posso perder mais peso enquanto durmo do que no ginásio? Médico responde

Um especialista do sono apurou que aqueles que dormem menos de sete horas por noite têm uma percentagem mais elevada de massa gorda, comparativamente aos indivíduos que dormem pelo menos oito horas.

Posso perder mais peso enquanto durmo do que no ginásio? Médico responde
Notícias ao Minuto

08:34 - 13/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas para emagrecer

Com a chegada de 2020 talvez tenha decidido começar a levantar-se mais cedo para ir correr ou ir ao ginásio. Todavia, e de acordo com alguns médicos talvez seja mesmo melhor pela sua saúde ficar na cama. 

Em declarações à revista Cosmopolitan, o médico neurologista e especialista do sono Guy Meadow's explicou que existe uma correlação forte entre dormir pouco e um maior risco de apresentar um índice de massa gorda mais elevado. 

À conversa com a Cosmopolitan disse: "dormir menos de sete ou oito horas por noite está associado a níveis mais elevados de massa gorda". 

"Pesquisas sugerem que as pessoas que descansam por menos de seis horas por noite têm um risco 27% superior de sofrer de excesso de peso. Já quem dorme menos de cinco horas apresenta uma probabilidade 73% mais elevada de obesidade". 

Quando não descansam por tempo suficiente as hormonas leptina e grelina - responsáveis pela sensação de fome e saciedade - ficam desequilibradas. Ou seja, os indivíduos tendem a sentir mais apetite e sobretudo vontade de comer alimentos ricos em açúcar. 

Na décima sétima temporada do programa da BBC 'Trust me, I'm a Doctor' ('Confie em mim, sou médico'), o clínico Michael Mosely também concluiu que o consumo de refrigerantes afeta a produção de grelina

Adicionalmente, Mosely salientou ainda que aqueles que pretendem cuidar da sua saúde devem dar prioridade ao descanso e a dormir horas suficientes de sono. 

Já em 2010, um estudo realizado por investigadores da Universidade de Chicago, no Estados Unidos, havia apurado que entre indivíduos que haviam feito dieta e que ao mesmo tempo haviam dormido pelo menos oito horas por noite, mais de metade da quantidade de peso que tinham perdido era massa gorda. 

Entretanto, quando dormiam poucas horas a perda de massa gorda diminuía para apenas um quarto e os voluntários afirmaram também que tinham mais apetite. 

Em 2018, um outro grupo de cientistas concluiu que pessoas que dormiam entre sete a nove horas por dia não sentiam tanta fome, relativamente a indivíduos com défice de sono. 

Contudo, os médicos alertam que além de dormir horas suficientes deve praticar exercício físico regularmente, já que atividades que estimulam o sistema cardiovascular tais como caminhar, correr ou andar de bicicleta contribuem para perder peso e para a manutenção da saúde do organismo como um todo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório