Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A herança do Irão, o lar das civilizações mais antigas, em perigo

Trump ameaçou destruir património cultural de grande importância global.

A herança do Irão, o lar das civilizações mais antigas, em perigo
Notícias ao Minuto

18:00 - 10/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

Com receio de uma retaliação por parte de Teerão pelo ataque aéreo que vitimou mortalmente um alto comandante iraniano, Donald Trump usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para dizer que os EUA têm sob mira, para possível ataque, 52 alvos no Irão, incluindo locais "muito importantes para o Irão e para a cultura iraniana". Esta terça-feira, o presidente norte-americano recuou com a ameaça, a contra-gosto, porque quer cumprir a lei.

O Irão foi o lar das civilizações mais antigas do mundo e ainda há vestígios do seu passado, muitos deles declarados património mundial.

O jornal espanhol La Vanguardia fez uma lista dos elementos em perigo. Nós apresentamos dez: 

  • A cidade de Bam e sua paisagem cultural. O local está localizado numa região deserta do extremo sul do planalto iraniano, no meio da rota da seda. É o exemplo mais representativo de uma cidade medieval.
  • Os conjuntos monásticos arménios sobreviveram a 2000 anos de destruição: Mosteiro de São Tadeo, Catedral de São Stepanous e a capela de Dzordzor. São o testemunho das origens do cristianismo na cultura arménia ao longo dos séculos.
  • Uma tumba de 53 m de altura construída em 1006 para Qābus Ibn Voshm é outra das maravilhas do país. Gonbad-e Qābus é a única evidência que resta de Jorjan, um antigo centro de artes e ciências que foi destruído durante a invasão dos mongóis nos séculos XIV e XV.
  • Nos depósitos da montanha sagrada de Behistún, há inscrições em três idiomas diferentes: persa antigo, elamita e  ‎acadiano.
  • A cidade de Pasargadas, fundada no século VI a.C. por Ciro II, o Grande, na região de Pars, foi a primeira capital da dinastia aquemênida. O local abriga algumas das primeiras manifestações da arte e arquitetura persas, como o trono de Salomão.
  • Maymand é uma vila localizada numa área semi-deserta isolada, onde os habitantes levam uma vida semi-nómada dedicando-se à agricultura e pecuária. 
  • Um dos tesouros da humanidade único no mundo é Persépolis, a capital do império aquemênida fundada por Dario I no ano 518 aC, um testemunho único da grandeza da civilização persa. 
  • O Palácio Golestan é uma das construções mais antigas de Teerão, que se tornou a sede do governo da família Qajar quando chegou ao poder em 1779, e fez de Teerão a capital do país. 
  • Firuzabad, Bishapur e Sarvestan são três áreas localizadas na região de Fars. Aqui, estão oito locais arqueológicos com fortificações, palácios e cidades que remontam aos primeiros e últimos momentos do Império Sassânida
  • A cidade histórica de Yazd é um exemplo do uso de recursos limitados para sobreviver no deserto. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório