Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Tem uma língua gorda? Essa pode ser a causa da apneia do sono

Um estudo norte-americano afirma que ter uma língua gorda pode ser uma das principais razões pelas quais ronca, engasga-se, ofega ou para de respirar periodicamente durante a noite.

Tem uma língua gorda? Essa pode ser a causa da apneia do sono
Notícias ao Minuto

17:00 - 10/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Tem uma língua gorda? Sim, leu bem, esta é uma questão pertinente. Se sofre de apneia obstrutiva do sono, ter uma língua gorda pode ser um dos principais motivos pelos quais ronca, engasga-se, ofega ou para de respirar periodicamente durante a noite. Um problema que arruína o sono e potencialmente a sua saúde.

"Na altura, a questão era: se perder gordura na língua, isso melhora a apneia do sono? E a resposta do nosso artigo é 'sim'", afirma o especialista em sono da Penn Medicine, Dr. Richard Schwab, principal autor de um novo estudo publicado esta sexta-feira no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

De facto, a obesidade é um fator de risco chave para o problema. Num estudo anterior, Schwab e a sua equipa descobriram que pessoas obesas com apneia obstrutiva do sono tinham línguas consideravelmente maiores, com percentagens mais altas de gordura na língua do que pessoas obesas sem apneia.

O novo estudo descobriu que é possível reduzir a gordura da língua à medida que perde a gordura corporal no geral. Para chegar a esta conclusão, os investigadores recorreram a imagens de ressonância magnética para medir o efeito nas vias aéreas superiores de uma perda de peso de 10% em 67 pacientes obesos. As imagens mostraram que reduzir a gordura da língua foi a principal razão pela qual a apneia do sono melhorou em 31%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório