Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Mito ou facto: Ir ao WC emagrece?

Provavelmente a dado momento já se questionou: 'será que fazer cocó aumenta a perda de peso?'

Mito ou facto: Ir ao WC emagrece?
Notícias ao Minuto

08:35 - 10/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coco

Se por um lado, ir à casa-de-banho com regularidade pode fazer com que se sinta mais 'leve', sofrer de prisão de ventre ou de obstipação pode fazer com que sinta o oposto, como avança a revista norte-americana Women's Health. Mas, será que essa sensação de que está mais 'leve' após fazer cocó tem realmente algum fundamento?

Sim e não, afirma àquela publicação Mitzi Dulan, RD, autora de The Pinterest Diet. “Na verdade, é bastante simples”, diz. “Dependendo do tamanho e da regularidade, o cocó pode variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, quando não faz cocó há alguns dias". 

Mas quanto pesa o cocó?

Pode estar a pensar: 'quase dois quilos, a sério?!', todavia tem de ter em mente que as fezes são compostas por várias substâncias volumosas. Especificamente, incluem cerca de 75% de água, de acordo com a UMass Memorial Healthcare, e adicionalmente bactérias, mucosas, células mortas e restos de comida. 

Ou seja, de forma abrangente 1,8kg não é uma quantidade significativa de peso no final do dia, já que esse valor vai oscilar de acordo com os movimentos intestinais. Por outras palavras, como explica a Women's Health, quando está cheio, o seu peso aumenta ligeiramente e depois de se aliviar reduz um pouco. 

De qualquer forma, fazer cocó emagrece? Sim, mas não afetará significativamente o peso, mesmo que pareça que depois de defecar tenha perdido uns 5 kg... essa sensação deve-se sobretudo à diminuição do inchaço abdominal e não à perda real de massa gorda. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório