Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O exercício que combate a depressão e ansiedade nos idosos

A prática de Yoga pode ser a chave para o bem-estar entre a população idosa.

O exercício que combate a depressão e ansiedade nos idosos

Há muito que os benefícios do Yoga são conhecidos. A prática desta modalidade fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, prevenindo a ocorrência de doenças como osteoporose, artrite e problemas coronários, como avança a revista VEJA.

Contudo, as vantagens não ficam por aqui. Recentemente, um grupo de investigadores da Universidade Nacional de Singapura avaliou os efeitos da atividade em homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. A meta-análise baseou-se em 15 pesquisas realizadas nos últimos 20 anos sobre a prática de Yoga.

A meta-análise divulgada no periódico científico Aging & Mental Health apurou que o Yoga é amplamente benéfica para atenuar sintomas de ansiedade e a depressão entre a população mais envelhecida.

De acordo com os especialistas, tal deve-se a fatores específicos. O Yoga consiste na realização de movimentos lentos, gradualmente aprende-se a reduzir o ritmo da respiração e a controlar a ansiedade. Adionalmente, a atividade contribui igualmente para treinar o equilíbrio e evitar quedas.

Mais ainda, ao ser praticado em grupo o Yoga incentiva os idosos a socializarem mais, prevenindo sentimentos de solidão e abandono.

Elisa Kozasa, neurocientista do Hospital Albert Einstein, disse em declarações à revista VEJA: “trata-se de uma forma de interagir com outras pessoas que vivem a mesma fase e que também estão comprometidas em melhorar o seu estilo vida".

Investigadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estão atualmente a conduzir estudos que mostram os efeitos da Yoga na memória e cognição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório