Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Seis sintomas de VIH que todas as mulheres têm de ter em atenção

O VIH é um vírus sem cura que ataca o sistema imunológico do corpo. Pode ser transmitido através de fluidos corporais como sémen, sangue e leite materno, mas não através da saliva.

Seis sintomas de VIH que todas as mulheres têm de ter em atenção
Notícias ao Minuto

11:00 - 08/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de VIH

Sabia que inicialmente a infeção com o vírus do VIH pode assemelhar-se a uma gripe ou manifestar-se através do aparecimento de aftas? De acordo com o médico Michael Horberg, em entrevista à revista Women’s Health, a maioria das pessoas não está a par destes e outros sintomas.

Durante as primeiras semanas após o contágio a pessoa passa pela fase da infecção aguda pelo VIH ou síndrome retroviral aguda. Nesse período de tempo há quem manifeste sinais como febre, dores no corpo e dor de garganta. No entanto, após essa etapa, os pacientes passam para o estágio de latência clínica, conhecido como VIH crónico, geralmente assintomático.

Relativamente à prevenção da doença, o Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention) recomenda o uso de preservativo ou possivelmente a exploração de novos medicamentos, como a profilaxia pré-exposição e a profilaxia pós-exposição (PEP), que visam prevenir a transmissão do VIH.

Apesar da patologia ainda ser incurável, a verdade é que atualmente com os avanços que se registaram nos últimos anos na medicina a maioria dos pacientes infetados com VIH ainda pode ter uma vida longa e saudável graças aos tratamentos com terapia anti-retroviral. Todavia, se não for tratado, o vírus pode progredir para o desenvolvimento da SIDA, o que pode torná-lo ainda mais suscetível a doenças graves e, eventualmente, levar à morte.

1. Febre e calafrios

Febre com temperatura baixa acompanhada de calafrios é um dos sintomas mais comuns do VIH. “O corpo está a tentar lutar contra um corpo estranho que não deveria estar lá, neste caso ineficaz”, diz Horberg.

A febre geralmente dura entre uma a duas semanas, mas pode surgir por apenas um dia. “Se existir alguma hipótese de ter sido infetado, faça o teste”, alerta.

2. Aftas

“As aftas são húmidas, redondas e esbranquiçadas no revestimento da boca – e podem ser causadas por inflamação quando o corpo tenta combater o VIH”, explica Horberg.

3. Meningite

“Como o VIH se dissemina através do sistema nervoso central, pode causar meningite viral, um inchaço das membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal”, aponta Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas da Johns Hopskins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos. De acordo com o CDC, os sintomas comuns da meningite viral incluem febre, irritabilidade, letargia e vómitos.

4. Dor de garganta

Uma resposta inflamatória à infeção viral grave também pode causar inflamação na garganta, dificultando a ingestão. Mas seu médico não detetará manchas brancas nesta área, apenas vermelhidão e inflamação, como se estivesse com gripe.

5. Feridas no corpo

É comum surgir uma leve erupção vermelha em todo o corpo, incluindo braços, tronco e pernas – embora possa aparecer em apenas um ou dois pontos.

“É uma vermelhidão geral, não discretos inchados avermelhados. Se já teve uma reação à algum medicamento, é semelhante”, afirma Horberg. Regra geral dura pelo menos uma semana e não provoca comichão. É uma reação à febre, juntamente com a resposta natural da inflamação do corpo, uma vez que está a combater a infeção.

6. Acordar com suores noturnos

Estamos a falar do tipo de transpiração que provoca poças de suor e que vão fazer com que tenha de trocar os lençóis. “O corpo está a tentar libertar toxinas”, diz à Women’s Health o médico Michael Horberg

“Embora o VIH possa causar suores noturnos, muitos outros culpados potenciais também o fazem. A menopausa, mononucleose e cancros como linfoma e leucemia são alguns exemplos”, explica. Por isso, se acordar com os lençóis molhados ao longo de algumas noites, procure um médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório