Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nunca envie uma mensagem de texto com 'sim' ou 'ok'. Entenda

De certeza que a dado momento já enviou uma mensagem com um simples ‘sim’ ou ‘ok’, certo?

Nunca envie uma mensagem de texto com 'sim' ou 'ok'. Entenda

E ao invés, de certeza que já recebeu uma mensagem de alguém na qual se podia ler somente ‘sim’ ou ‘ok’ e provavelmente pensou que a pessoa estava a ser seca, rude, passivo-agressiva ou que estava simplesmente chateada consigo.

É exatamente por esse motivo, segundo a linguista Gretchen McCulloch em entrevista à publicação Life Hacker, que jamais deve responder a uma mensagem apenas com essas duas palavras.

Realidade versus mundo virtual

Como explica McCulloch quando estamos cara a cara e queremos ser educados, fazemos um esforço para nos comunicarmos o mais claramente possível. Regra geral, recorrendo a mais palavras do que de facto precisamos. Exemplificando ‘boa tarde, poderia dizer-me onde fica a farmácia mais próxima?’, contrariamente a ‘onde é a farmácia?’.

A especialista convida-o a imaginar a seguinte situação: quando diz ‘sim’ pessoalmente, geralmente usa mais palavras, além de gestos, expressão facial e entoação de modo a transmitir a sua intenção. Porém, se responder apenas ‘sim’ secamente, como se usasse um ponto final na frase, a outra pessoa irá interpretar a interjeição (corretamente) como pouco amigável.

Para Gretchen McCulloch online também temos de ter os mesmos padrões ainda que através de métodos diferentes. Para não parecer antipático ou que está chateado pode por exemplo colocar um ponto de exclamação na frase - ‘sim!’ ao invés de ‘sim’.

Outra tática é substituir palavras insípidas como ‘ok’ e ‘sim’ por ‘claro’, ‘boa, combinado’ ou ‘com certeza’ e variantes, de forma a parecer um pouco mais afável e menos brusco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório