Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Comer gordura à hora 'certa' pode ajudar a emagrecer

Investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, defendem que ingerir uma dieta rica em gordura em horários controlados pode emagrecer.

Comer gordura à hora 'certa' pode ajudar a emagrecer
Notícias ao Minuto

22:04 - 01/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Técnicas para emagrecer

A prática também pode fazer com que o metabolismo não acumule a gordura ingerida, utilizando-a ao invés para gerar energia, aponta uma reportagem da BBC

O estudo foi conduzido pelo Instituto de Bioquímica, Ciência da Alimentação e Nutrição da universidade e divulgado na publicação científica da Federação de Sociedades Americanas de Biologia Experimental (FASEB).

"Aperfeiçoar o metabolismo através do agendamento cuidadoso das refeições, sem limitar o conteúdo das refeições diárias, pode ser usado como ferramenta terapêutica para prevenir a obesidade nos humanos", afirmou o professor e líder da pesquisa Oren Froy

A maioria dos estudos afirmam que alimentar mamíferos com uma dieta rica em gordura prejudica o metabolismo e leva à obesidade.

No entanto, os cientistas israelitas pretendiam determinar o efeito de combinar os alimentos gordurosos com um controlo rígido do horário e da duração das refeições.

A hipótese estudada era a de que comer sempre à mesma regularia o relógio biológico e reduziria os efeitos da gordura que, em circunstâncias normais, causaria obesidade.

O estudo

Os investigadores alimentaram quatro grupos de ratos com dietas extremamente ricas ou pobres em gordura durante 18 semanas.

No grupo de controlo, os animais comiam alimentos ricos em gordura sempre à mesma hora e durante o mesmo período de tempo todos os dias.

Os outros ratos foram divididos em grupos que comiam pouca gordura em horários fixos, pouca gordura sem horários fixos (na quantidade e frequência que escolhessem) e muita gordura sem horários fixos.

No final da experiência, a equipa de investigadores do professor Froy notou que todos os quatro grupos de ratos haviam engordado, principalmente os que comiam gordura sem horários fixos.

Contudo, os ratos que consumiam gordura em horários controlados ganharam menos peso até do que aqueles que tinham ingerido pouca gordura, apesar de ambos terem consumido a mesma quantidade de calorias totais.

Os ratos com horários controlados também desenvolveram um estado metabólico especial, em que as gorduras ingeridas não eram acumuladas, e, sim, utilizadas pelo organismo para produzir energia nos períodos entre as refeições.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório