Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

O leitor perguntou: Faz mal branquear os dentes com bicarbonato de sódio?

Pode dizer-se que o bicarbonato é praticamente um ingrediente 'mágico', já que tem inúmeras utilidades, seja para cozinhar, tirar nódoas e até para limpar a casa. Mas, será que deve ser aplicado nos dentes?

O leitor perguntou: Faz mal branquear os dentes com bicarbonato de sódio?
Notícias ao Minuto

15:21 - 31/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Lavar os dentes

De acordo com a página online da Oral Med, o efeito do bicarbonato de sódio nos dentes deve-se às suas propriedades abrasivas. Quando a substância é aplicada na dentição pode remover alguns resíduos ou manchas provocadas pelo consumo de café, chá ou tabaco. Todavia, e para lá do efeito estético, o bicarbonato também está a desgastar o revestimento externo dos dentes. 

A verdade é que de acordo com a Oral Med, não existe um procedimento recomendado pelos profissionais para o uso do bicarbonato. Como tal, aqueles que optar por usar a substância como método branqueador podem estar a danificar a sua saúde oral. 

Quais são as consequências do uso de bicarbonato?

A Oral Med dá a conhecer as principais desvantagens que podem advir da sua utilização:

Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente e esfregá-lo com demasiada força pode danificar o esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.

Pode afetar as gengivas – Pelo mesmo motivo que desgasta o esmalte.

Não tem flúor – Uma pasta criada a partir de bicarbonato não possui flúor (que é essencial para proteger os dentes de cáries e fortalecer o esmalte), pelo que não deve substituir a pasta de dentes normal.

Não há procedimento recomendado – Este procedimento não é aconselhado pelos profissionais.

Se deseja remover as manchas dos seus dentes de forma segura, o melhor é recorrer ao seu dentista para avaliar os tratamentos disponíveis e identificar produtos especializados, com menos riscos associados. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório