Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Quanto tempo dura um pacote de leite aberto no frigorífico?

O tempo de durabilidade do leite deriva de vários fatores desde o método de processamento, à exposição solar e à temperatura, ou à forma como é armazenado.

Quanto tempo dura um pacote de leite aberto no frigorífico?
Notícias ao Minuto

07:05 - 31/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Validade do leite

Contudo, mesmo tendo inúmeras variantes em conta a publicação online Eat by Date afirma que o leite dura até sete dias no frigorífico após a abertura da embalagem. Momento a partir do qual a sua qualidade não pode ser garantida. Sendo que o leite deve estar armazenado a uma temperatura inferior a 4.ºC.

A publicação alerta ainda que independentemente de terem sido abertos ou não, o prazo de validade dos produtos lácteos impresso no rótulo deve ser respeitado – o que para além do leite, inclui iogurtes, manteiga ou margarina e queijo.

Adicionalmente, o consumidor tem de ter sempre em mente que a data de validade é o período máximo que o produtor se responsabiliza pela qualidade de um alimento, e não pela sua segurança. E é devido a esta distinção que pode arriscar e adicionar por exemplo um pouco de queijo, que já tenha ultrapassado a validade por um dia ou dois, a um prato de massa.

Como posso saber se o leite está estragado?

Apesar de não se tratar de um teste 100% exato, usar os seus sentidos é uma das técnicas mais eficazes para determinar a qualidade de um alimento.

Quando o leite já não está próprio para consumo tende a ter um aspeto descolorado (um tipo de branco turvo), a apresentar uma textura grumosa e um cheiro azedo característico. Nestes casos opte por deitar fora o alimento, já que a sua ingestão pode causar problemas digestivos, incluindo intoxicações alimentares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório