Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cogumelos mágicos podem ser a chave para tratar depressão resistente

Psilocibina é o nome da substância encontrada nos cogumelos mágicos que está a fascinar médicos e cientistas.

Cogumelos mágicos podem ser a chave para tratar depressão resistente

Até ao momento a psilocibina já passou por testes de segurança e espera-se que seja brevemente aprovada para ser utilizada em pacientes com depressão grave e resistente a tratamentos comuns, tais como a toma de antidepressivos e psicoterapia.

Segundo informações divulgadas pela revista Galileu, foi uma equipa de investigadores britânicos da universidade King's College, em Londres, que ao realizar testes clínicos detetou a utilidade surpreendente da psilocibina - o princípio ativo que confere o poder alucinogénio aos chamados cogumelos mágicos.

No estudo conduzido no Reino Unido, os académicos administraram a substância a 90 indivíduos saudáveis. Sendo que os voluntários foram divididos em três grupos que receberam diferentes doses da droga. Como tal, dois dos grupos receberam 10 miligramas de psilocibina e 25 miligramas, já o restante ingeriu somente um placebo.

Os dados apurados revelaram que todos os indivíduos que tomaram o alucinogénio apresentaram melhorias no humor. E igualmente importante, nenhuma das pessoas que consumiu a psilocibina sofreu efeitos secundários de maior. A descoberta vai de encontro ao que outros estudos já haviam anteriormente apontado: o princípio ativo dos cogumelos mágicos é um poderoso antidepressivo.

“Os resultados do estudo são clinicamente relevantes e suportam o desenvolvimento da psilocibina para o tratamento de pacientes com problemas de saúde mental que não melhoram com o recurso a terapias tradicionais”, disse num comunicado o líder do estudo, James Rucker, psiquiatra do King's College. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório