Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Sair de casa com o cabelo molhado provoca constipações. Verdade ou mito?

Um estudo da Universidade de Cardiff, no País de Gales, responde.

Sair de casa com o cabelo molhado provoca constipações. Verdade ou mito?
Notícias ao Minuto

19:00 - 27/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cabelo

A ideia de que sair de casa com o cabelo molhado provoca constipações é quase um ditado popular, mas será mesmo verdade?

Um estudo da Universidade de Cardiff diz que não é bem assim. Para descobrir se um ambiente frio e húmido ativa, de facto, o vírus e todos os sintomas, 180 voluntários foram expostos a um ambiente extremamente frio durante vinte minutos e depois regressavam ao seu dia-a-dia. A acrescentar, durante esses vinte minutos, metade dos voluntários colocaram os pés em água fria, enquanto que a outra metade se manteve calçada.

Nos primeiros dois dias, não foram registados sintomas de constipação em nenhum dos grupos, mas quatro a cinco dias depois mais de metade do grupo exposto à água fria terá tido sintomas de constipação.

A principal conclusão encontrada foi que, quando o corpo arrefece, os vasos sanguíneos do nariz e da garganta contraem. Esses vasos são os responsáveis pela distribuição dos glóbulos brancos, cuja função principal é a luta contra estas infeções. Isto significa que as pessoas ficam mais desprotegidas contra o vírus. 

Em suma, apesar de não provocar directamente uma constipação, sair de casa com o cabelo molhado no inverno pode acelerar o desenvolvimento de uma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório