Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Este é o segredo para um relacionamento feliz (está na cama e não é sexo)

Dormir em camas separadas não é um sinal de conflito conjugal e sim a solução para uma melhor saúde e um relacionamento mais feliz, garante pesquisa.

Este é o segredo para um relacionamento feliz (está na cama e não é sexo)

Ao contrário do que se imagina, dormir em camas separadas não é sinónimo de desentendimento ou de afastamento num relacionamento, mas a chave para ser mais saudável e para uma relação mais feliz. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa de colchões, um em cada seis casais optou por dormir separadas por necessitarem de dormir uma noite decente de sono.

Não acredita? Especialistas e estudos científicos corroboram o resultado, segundo informações do jornal britânico Daily Mail. Um estudo publicado em 2005 monitorizou o sono de casais que dividiam a mesma cama e concluiu que quando um parceiro se mexia, o outro também. “De facto, um terço dos distúrbios do sono são causados pelo parceiro”, diz Neil Stanley, coautor do estudo, em entrevista ao jornal. 

Ressonar, a inquietação ou simplesmente o facto de que um membro do casal se deita de madrugada enquanto o outro se deitou horas antes pode causar o que foi emotivamente chamado de ‘divórcio do sono’. Além disso, o impacto desse distúrbio na saúde pode ser enorme. Cada célula do nosso corpo tem seu próprio 'relógio'. A interrupção prolongada desse ritmo por falta de sono tem um efeito indireto em todas as células.

“O défice de sono afeta o desempenho, relacionamentos, aumenta o risco de acidentes e, a longo prazo, está associado a um aumento de peso, diabetes tipo 2 e depressão”, ressalta Stanley ao Daily Mail. Segundo outro estudo publicado em 2015 na revista científica Sleep, uma noite de sono mal dormida aumenta em quatro vezes a probabilidade de gripe. 

Adicionalmente, uma revisão de estudos anteriores realizada em 2016 pela Universidade Médica Paracelsus, na Alemanha, mostrou que problemas de sono e problemas de relacionamento tendem a ocorrer simultaneamente. A pesquisa também sugere que aqueles que dormem mal têm maiores taxas de divórcio, menos empatia e mais discussões. 

O próprio Stanley, que conduz pesquisas sobre o sono há 35 anos, dorme não só numa cama separada, mas num quarto aparte da sua companheira. 

E o sexo?

Há quem possa dizer que dormir em camas ou quartos separados pode prejudicar a atividade sexual do casal. Mas será que isso é verdade? Aparentemente não. “Num artigo, um sociólogo mostrou que a única razão pela qual você faz sexo com seu parceiro na cama antes de dormir é porque é a única vez que estão juntos em privado. No entanto, não é necessariamente o melhor momento emocional ou fisiológico para fazer sexo”, diz Stanley.

Dessa forma, dormir em locais separados pode até ajudar a vida sexual, já que vai será necessária uma intencionalidade de ambos quando os dois estiverem na mesma cama. A ideia de que dividir a cama com a outra metade é a coisa certa é relativamente nova. Num livro publicado no início deste ano, a professora Hilary Hinds, investigadora da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, explica que, até aos anos 1950, dividir uma cama não era desejável. Inclusive, quartos separados eram a preferência pelas classes mais altas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório