Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro dicas para manter a rotina de treino entre o Natal e o Ano Novo

Para não deitar tudo a perder é necessário continuar a treinar no período festivo.

Quatro dicas para manter a rotina de treino entre o Natal e o Ano Novo
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Boa forma

Quando chega o Natal e o Réveillon, as pessoas tendem a cometer excessos alimentares e a ser mais sedentárias. Todavia, o educador físico e personal trainer, Givanildo Matias alerta: “Quem faz atividade física tendo como foco emagrecer não pode deixar de lado os treinos nem mesmo nesta época do ano". 

A seguir, o profissional responde às principais dúvidas daqueles que querem aproveitar o final de ano sem comprometer o progresso obtido com os treinos realizados até então:

1- Por que é importante, na medida do possível, manter a rotina de treinos no final do ano?

Nesta época do ano, ocorre uma combinação de duas situações altamente prejudiciais para quem está num processo de emagrecimento e que para efeito pratica regularmente exercício físico: o aumento da ingestão calórica, incluindo o consumo de bebidas alcoólicas, e a diminuição do gasto calórico – porque, normalmente, as pessoas param de treinar. São situações que podem ter como consequência o aumento de peso e alguns prejuízos fisiológicos.

2- Parar completamente com os treinos, que tipos de prejuízos fisiológicos podem surgir?

Quem treina regularmente, vai obter aquilo que se chama de progressão do treino, ou seja, avanços visíveis no organismo como um todo. Já está comprovado que, após dez dias sem treinar, o corpo perde flexibilidade, diminui a capacidade cárdio-respiratória e até a massa muscular é afetada. Não há outra opção: quem quer emagrecer ou conquistar hipertrofia muscular, necessita de manter a rotina e disciplina nos treinos em qualquer época do ano.

3- Para não interromper os treinos no final do ano, o que é aconselhável fazer?

Sabemos que muitas pessoas viajam e nem sempre têm condições para continuar a praticar exercício. O ideal é pedir orientação a um profissional para que ele adapte o treino que já é feito utilizando apenas o peso do corpo ou acessórios como cordas e elásticos, por exemplo. Nem sempre será possível fazer exatamente os mesmos exercícios, mas é importante manter a frequência média de treino apesar das férias e das festas.

4- Que outros cuidados a pessoa deve ter neste período?

Um deles é controlar a alimentação, evitando o consumo de alimentos extremamente calóricos. As ceias de Natal não têm apenas pratos hipercalóricos, há muitas fontes de proteína – como o bacalhau, o polvo ou o peru, por exemplo. Deve ser seletivo, relativamente à qualidade daquilo que come, e evitar exageros. Também é importante moderar o consumo de álcool e aumentar a ingestão de líquidos, para repor a hidratação do organismo. Outra dica valiosa é dormir bem: a privação do sono altera as hormonas que promovem os benefícios do treino e favorecem a perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório