Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Existem quatro tipos de pessoas no Natal... identifica-se?

Sociólogo espanhol traça quatro perfis associados à época natalícia.

Existem quatro tipos de pessoas no Natal... identifica-se?
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Para a grande maioria das pessoas, o Natal é uma época mágica e feliz. Para outras, é uma época sem importância, igual às demais que vão acontecendo ao longo dos 365 dias do ano. Mas há ainda quem não seja nem um pouco adepto do Natal.

As diferentes formas de ver o Natal devem-se, em parte, a fatores como a cultura e a religião, mas aspectos psicológicos, sociológicos, simbólicos e culturais têm também o seu peso, segundo o sociólogo espanhol Mario Arqued que, em declarações ao Buena Vida do El País, traçou quatro tipo de personalidades natalícias. São elas:

1 – Os hedonistas. Para este tipo de pessoas, o Natal é sinónimo de bem-estar e de bons momentos, mas as festas, especialmente as familiares, não são as mais apelativas.

2 – Os familiares. Para este tipo de pessoas, o Natal é sinónimo de família e de amizade, sendo a época ideal do ano para estar junto de quem se gosta.

3 – Os consumistas não natalícios. Para este tipo de pessoas, o Natal é sinónimo de consumo e de 'falsidade social', sendo os convívios natalícios um autêntico martírio, sejam eles com amigos, colegas de trabalho ou familiares.

4 – Os nostálgicos. Para este tipo de pessoas, o Natal é sinónimo de festa, mas essa festa raramente é aproveitada, pois este tipo de pessoa está agarrada ao passado ou a uma memória.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório