Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

O leitor perguntou: Açúcar ou adoçante, qual é o mais saudável?

Adoçante (qualquer tipo) faz mais mal do que bem à saúde. Uma nova pesquisa australiana diz que pessoas que usam adoçantes artificiais têm um maior risco de ganhar peso e desenvolver diabetes de tipo 2.

O leitor perguntou: Açúcar ou adoçante, qual é o mais saudável?
Notícias ao Minuto

11:30 - 20/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Açúcar ou adoçante

Pessoas que usam adoçantes artificias, como sacarina, stévia, ciclamato, aspartame, acesulfame-K, sucralose, neotame e advantame, ou consomem produtos e bebidas com esses produtos, têm uma probabilidade mais elevada de engordar, comparativamente a quem prefere o açúcar tradicional. Ou seja, o efeito é exatamente o oposto do que os consumidores esperam, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade do Sul da Austrália.

O estudo analisou pesquisas anteriores sobre os efeitos do adoçante. Um deles, realizado nos Estados Unidos com 5.158 adultos, ao longo de sete anos, descobriu que aqueles que consumiam grandes quantidades de adoçantes artificiais ganhavam mais peso do que os que não ingeriam. 

“Os consumidores de adoçantes artificiais não reduzem a sua ingestão geral de açúcar. Aliás, usam tanto açúcar quanto adoçantes de baixas calorias e acham que podem comer livremente os seus alimentos favoritos.”, diz Peter Clifton, líder do estudo.

O investigador ainda cita outros 13 estudos que investigaram os efeitos da ingestão de adoçantes no risco de diabetes tipo 2. Um deles concluiu que tomar bebidas diet ou com adoçante em vez de bebidas açucaradas ou sumos de fruta aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 5% a 7%.

“Os adoçantes artificiais alteram as bactérias intestinais, o que pode levar ao ganho de peso e ao risco de diabetes tipo 2”, diz  Clifton.

Nos últimos 20 anos, o número de crianças que bebem bebidas dietéticas triplicou e número de adultos aumentou 54%. A indústria de adoçantes vale 2,2 mil milhões de dólares e esses produtos são usados por pessoas que querem perder peso e sofrem de diabetes.

Entretanto, nos últimos anos, diversos estudos têm vindo a mostrar os potenciais riscos do uso de adoçantes, como aumento de problemas cardiovasculares, redução da fertilidade, diabetes e obesidade.

“Uma opção melhor do que os adoçantes de baixas calorias é seguir uma dieta saudável, que inclui muitos grãos integrais, laticínios, frutos do mar, legumes, legumes, frutas, água pura e moderadamente o consumo de algum açúcar branco ou mascavado”, sublinha Peter Clifton.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório