Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estudo revela que ursos podem ajudar a tratar obesidade em humanos

No estudo, foram analisadas várias espécies de mamíferos que hibernam, como o esquilo listrado, o tenreco, o microcebus e o morcego.

Estudo revela que ursos podem ajudar a tratar obesidade em humanos
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Se ganharmos dezenas de quilos e nos deitarmos numa cama durante meses, é quase certo que venhamos a desenvolver uma série de doenças: diabetes, insuficiência cardíaca, obesidade, entre muitas outras. A menos, claro, que sejamos um urso.

A questão que se impõe é: porque é que os animais que hibernam não têm problemas de saúde relacionados com a obesidade e a resistência à insulina?

Para tentar perceber, os investigadores da Universidade do Utah, Estados Unidos, realizaram um estudo publicado na revista Cell Reports, onde explicam que os hibernantes conseguem 'desligar' os elementos genéticos que controlam a obesidade.

No estudo, foram analisadas várias espécies de mamíferos que hibernam, e os investigadores perceberam que estes tinham desenvolvido regiões de fragmentos de ADN junto a genes ligados à obesidade em humanos, o que significa que existem semelhanças entre os genes dos animais que hibernam e o dos humanos obesos.

De acordo com um dos autores do estudo, Christopher Gregg, a diferença é que os animais que hibernam durante parte do ano desenvolveram maneiras de desligar os elementos genéticos que controlam a obesidade, o mesmo não acontece a mamíferos que não hibernam. 

O estudo pode vir a ter um papel fundamental para o tratamento da obesidade. "Estas partes importantes do genoma [ligado à hibernação] estavam escondidas de nós em 98% do genoma que não contém genes – chamávamos-lhe ‘ADN lixo’", disse o investigador.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório