Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco alternativas naturais e deliciosas para substituir o sal

Embora o organismo necessite de sódio, a maioria dos indivíduos consome sal em excesso. De acordo com a agência norte-americanaFood and Drug Administration, 90% da população ultrapassa o máximo diário recomendado de 2.300 miligramas.

Cinco alternativas naturais e deliciosas para substituir o sal
Notícias ao Minuto

18:00 - 18/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Combate à pressão alta

Realmente não há como negar: o sal dá um toque mais saboroso a qualquer prato. Mas há boas razões para procurar alternativas. Exagerar no consumo de alimentos salgados afeta mais do que apenas o seu paladar. De facto, pode levar a uma série de problemas sérios de saúde, como hipertensão, síndrome metabólica, doença renal crónica, doença cardíaca e até derrames. Por isso é tão importante encontrar alternativas para substituir o sal, como aponta a publicação especializada Medical Daily.

Embora necessite de sódio, a maioria dos indivíduos consome sal em excesso. De acordo com a agência norte-americana Food and Drug Administration, 90% da população ultrapassa o máximo diário recomendado de 2.300 miligramas.

“O sódio desempenha um papel no equilíbrio de fluidos, contração muscular, sinalização do sistema nervoso e regulação da pressão arterial”, diz a nutricionista Gena Hamshaw, RD. O problema: “Dentro do nosso sistema alimentar, é fácil atender às necessidades de sódio, mas é complicado evitar o consumo excessivo.” Por quê? Duas palavras: alimentos processados. Estes tendem a estar repletos com a substância.

“Embora muitos consumidores saibam que as sopas enlatadas tendem a ser extremamente ricas em sódio, podem não saber que alimentos básicos como pão e molhos de tomate também são fontes significativas”, diz Hamshaw.

Além de estar atento à ingestão de alimentos com alto teor de sal, também pode ajudar a manter razoável a ingestão de sódio trocando-o por outros temperos de vez em quando. Estas cinco alternativas para substituir o sal darão à sua comida um pouco de força, sem tanto sódio.

Alternativas para substituir o sal:

1. Pimenta preta

“A pimenta preta costuma andar de mãos dadas com o sal, mas adicioná-la por conta própria pode adicionar o mesmo sabor sem a adição de sódio”, diz a nutricionista Patricia Bannan, da RDN. Sem mencionar, que os seus compostos ativos podem ajudar a combater a inflamação do organismo.

Adicione esta alternativa versátil de sal a receitas salgadas, como sopas, frango ou peixe assado e massas.

2. Alho

“O alho é uma alternativa picante em relação à cebola que pode adicionar toneladas de sabor sem sódio”, sublinha Bannan.

Quando uma receita pede alho, eis um incentivo ainda maior para duplicar a quantidade: “O alho foi associado a vários benefícios à saúde, como aumentar a imunidade, diminuir a pressão sanguínea e melhorar os níveis de colesterol”, explica Bannan.

3. Paprica

A paprica não oferece apenas um tom bonito aos pratos, mas também é uma das alternativas para substituir o sal. “Feito de pimentões secos, o colorau pode adicionar um sabor doce e defumado”, afirma Bannan. A paprica pode ser usada em muitas receitas, como estufados, pimentões, carnes assadas, peixes ou aves.

4. Orégãos

Segundo Bannan, esta erva aromática, amplamente usada na culinária mediterrânica, adiciona um sabor especial a receitas como molhos, pizza, saladas, frango e peixe. “Pode ser usado fresco ou seco e é uma maneira saborosa de reduzir o sódio”, diz. 

5. Açafrão

A cúrcuma está a fazer sucesso nas prateleiras dos supermercados pelos seus benefícios anti-inflamatórios, mas também é uma ótima alternativa para aumentar o sabor e o sal. “A cúrcuma é conhecida como ingrediente básico nos caril, mas o seu sabor doce, terroso e bem condimentado, também combina com ovos, sopas, ensopados ou vegetais de raiz assados”, diz Hodson.

Misture-o com pimenta preta, que contém piperina, um composto que aumenta significativamente a biodisponibilidade e absorção da cúrcuma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório