Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Popular fármaco para o colesterol eleva até 4 vezes risco de osteoporose

Os resultados surpreendem já que pesquisas anteriores haviam mostrado que o uso de alguns remédios da classe das estatinas reduziam o colesterol.

Popular fármaco para o colesterol eleva até 4 vezes risco de osteoporose
Notícias ao Minuto

19:41 - 18/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Colesterol e osteoporose

Aestatinas, medicamentos usados no controlo do colesterol, podem aumentar em até quatro vezes o risco de desenvolver osteoporose, doença que provoca o enfraquecimento dos ossos, segundo um estudo publicado no periódico científico Annals of Rheumatic Diseases. Para os investigadores, tal ocorre porque a medicação pode interferir na produção de hormonas sexuais, como estrógenio e progesterona, que são conhecidos por proteger a massa óssea

Os resultados surpreendem já que pesquisas anteriores haviam mostrado que o uso de sinvastatinarosuvastatina e atorvastatina, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de osteoporose. A explicação dos cientistas para a contradição está na dosagem. Segundo eles, doses menores de estatinas de facto podem promover a proteção dos ossos, doses mais altas, no entanto, têm o efeito oposto. 

O estudo

Para chegar a essa conclusão, cientistas da Universidade de Viena, na Áustria, analisaram dados de 7.945.775 pessoas com menos de 90 anos entre janeiro de 2006 a dezembro de 2007. A equipa verificou que  353.502 participantes tomavam algum tipo de estatina – examinando a dosagem de cada um. No final do estudo, a equipa observou 11.701 casos de osteoporose. No grupo de controle, com 7.543.947 participantes, o número de casos da doença foi de 68.699. 

A análise dos dados mostrou que pacientes que tomam o medicamento para controlar os níveis de colesterol em doses mais altas estão mais propensos a desenvolver osteoporose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório