Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Os superpoderes do cardo mariano para contrariar os excessos alimentares

O Natal é tempo de celebração e um importante momento de convívio prolongado à volta da mesa.

Os superpoderes do cardo mariano para contrariar os excessos alimentares
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Natal e excessos alimentares

Nesta época do ano, é habitual o consumo alimentar alterar-se devido à nossa tradição de celebração e convívio, junto com o prazer de degustar os sabores tradicionais do Natal. Mas também podemos associar a saúde com o prazer de estar à mesa.

Os especialistas pedem moderação, lembrando que é possível desfrutar mantendo-nos saudáveis e controlando as quantidades que ingerimos. Planear não só é possível, como se torna essencial.

Algumas sugestões simples:

- Evite tanto quanto possível: gorduras, açúcares, excesso de sal e produtos processados.

- Explore receitas originais e criativas baseadas em vegetais assados, peixes e aves e sobremesas que incorporam frutas.

Em geral, as refeições desta época são geralmente hipercalóricas e de difícil digestão. Não admira, então, que apareçam sintomas como inchaço abdominal, enfartamento abdominal, ardor no estômago, náuseas, diarreia ou até mesmo dores de cabeça.

Para evitar isso, é essencial planear os menus e tentar equilibrar a dieta nos dias em que não estamos a comemorar. Além disso, praticar exercício físico, comer devagar, controlar as quantidades e limitar o consumo de doces e álcool, ajudará a passar esta época sem problemas digestivos.

Por outro lado, a fitoterapia oferece-nos aliados para enfrentar estes excessos alimentares.

O cardo mariano é uma planta medicinal que melhora a digestão e a função hepática.

Segundo, a farmacêutica Arkopharma o cardo mariano (Silybum marianum) é uma planta medicinal que ajuda a proteger o fígado da sobrecarga que pode ser submetido no Natal, por isso é aconselhável tomá-lo com antecedência. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomenda a utilização do cardo mariano para o alívio sintomático de distúrbios digestivos, sensações de plenitude e indigestão. Outras sociedades científicas especializadas em fitoterapia (ESCOP ou Comissão E) recomendam o seu uso para prevenir e tratar os problemas hepáticos causados por substâncias tóxicas como o álcool, entre outras.

Notícias ao Minuto© Arkopharma

É importante lembrar a necessidade de tomar produtos farmacêuticos padronizados que forneçam a quantidade certa do ingrediente ativo e garantam, portanto, a sua eficácia.  

Importante: A infusão (ou chás) não é recomendada porque os seus princípios ativos não são muito solúveis em água: é melhor usar cápsulas ou comprimidos para garantir a eficácia completa.

Na farmácia pode encontrar suplementos alimentares com cardo mariano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório