Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

The Hood: O primeiro 'anti-mall' de Portugal fica em Lisboa

O The Hood já abriu as portas e tem propostas exclusivas de arte urbana, música, exposições e lazer.

The Hood: O primeiro 'anti-mall' de Portugal fica em Lisboa
Notícias ao Minuto

18:00 - 13/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Centro Comercial

Trata-se de um conceito singular, especialmente durante a época natalícia. Abriu o The Hood, em Lisboa,  que "através da partilha de ideias, arte, conceitos e experiências, pretende promover o sentimento de bairro e comunidade, num espaço que se caracteriza como ‘anti-mall’. Aqui, as componentes artísticas, criativas e lúdicas convivem em pé de igualdade com a componente comercial, uma ideia que se resume na assinatura The Lisbon get-together", dizem em comunicado.

Segundo os mesmos, convivem neste espaço várias marcas alojadas em contentores. Além de retalho e restauração, é possível também encontrar uma barbearia, um estúdio de tatuagens e um espaço de Yoga e Meditação. Dentro e fora dos contentores decorrem eventos, atividades lúdicas e desportivas, mercados e exposições dando destaque a artistas promissores que vão intervir e dinamizar o local com múltiplas ações, criando um lugar de lazer e entretenimento ao ar livre, mas com zonas cobertas.

“Através da integração de públicos heterogéneos, queremos construir uma comunidade coesa e fiel ao espaço, explorar novos caminhos na produção de conteúdos, estabelecendo tendências, e dar palco à criação de produtos artísticos que acrescentem valor social, cultural, turístico e/ou económico à escala local e nacional”, afirma Ivan Moreno, diretor de operações do The Hood.

Ainda em fase embrionária, "este hub criativo permanente conta com uma seleção única de artistas nacionais e internacionais, estando a curadoria a cargo da plataforma de intervenção artística Mistaker Maker, que promove a produção de projetos nas mais variadas expressões de arte.  Até ao momento, a programação contou com nomes como Amaura, Cachupa Psicadélica, Alex D’Alva e Rui Miguel Abreu. Foi ainda realizado um campeonato de skate e outras atividades como bordado sobre fotografia ou pintura em stencil", revelam.

A acrescentar, a arte urbana é outro dos grandes atrativos deste espaço, com paredes, chão e tectos trabalhados por artistas como Antonyo Marest, Halfstudio e Aheneah e mobiliário customizado pelo Colectivo Warehouse. Para 2020, dizem, estão previstas intervenções artísticas regulares neste hub criativo.

O recinto, pensado e orquestrado desde 2014, está localizado no concelho da Amadora, na praça central do UBBO, antigo Dolce Vita Tejo.

Este novo projeto tem ainda uma vertente social no que toca ao desenvolvimento da área suburbana de Lisboa, através do apoio à reabilitação urbana e integração sócio-cultural. "Ao nível das artes, existe um apoio a iniciativas artísticas já existentes bem como o fornecimento de ferramentas para potenciais iniciativas de sucesso com associações e talentos locais, criando assim um vínculo real entre os visitantes e os residentes da região e acabando também por agregar todas as comunidades da Grande Lisboa", justificam.

O THE HOOD está situado na Avenida José Garcês e estará aberto todos os dias das 10h às 23h.

Lista de marcas:

Lojas

-       Hurley

-       Ementa SB

-       Ericeira Surf & Skate

-       Charlie

-       M.Oculista.Lx

-       Forallphones

Restaurantes

-       Frankie Hot Dogs

-       Don Ciccio Pizzaria

-       Ribs & Company Barbecue

-       Mal Amada Doughnuts and Coffee

-       Neighborhood Cocktails

-       Cerveja Musa Bar

-       Churrasqueira Cucurico

Outros

-       Alternative Tattoo Society

-       Barber Factory

-       The Therapist – Restaurante & Clínica

-       Revista Tramontana

-       MTN – Montana Colors

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório