Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Médicos identificam tratamento que pode ajudar a curar a ansiedade

Terapia que recorre a 'sinais de segurança' contribuiria para a melhoria dos sintomas de pacientes que não respondem bem a tratamentos convencionais ou à toma de medicação.

Médicos identificam tratamento que pode ajudar a curar a ansiedade
Notícias ao Minuto

15:00 - 13/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ansiedade

Ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra ou tomar fármacos não significa que o estado patológico de um indivíduo desapareça, pois há quem ainda assim possa continuar a sentir os sintomas do transtorno, como a aceleração dos batimentos cardíacos e a sensação de 'nó' na garganta. 

Investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, afirmam que identificaram uma resposta para ajudar esses pacientes: 'sinais de segurança', como uma música, uma fotografia de um ente querido ou amigo ou até um peluche

Para chegar a essa conclusão, foi realizada uma experiência, na qual foi solicitado aos pacientes que associassem ilustrações a sensações de medo e que descrevessem os items que não remetessem a esse sentimento. Um grupo de pessoas visualizou somente as imagens que tinham o intuito de provocar aflição. Ao mesmo tempo, outra parte observou as fotografias intimidadoras e objetos agradáveis.

Os especialistas notaram que observar as formas assustadoras juntamente com as agradáveis suprimia o sentimento mau. Analisando diversos estudos, identificaram que os 'sinais de segurança' (representados pelas imagens 'boas') afetam uma rede neurónios numa região diferente da que é afetada durante os tratamentos convencionais. 

Tal ocorre porque as terapias, geralmente, são baseadas no extermínio de um medo específico. “Mesmo que uma memória segura seja formada durante a terapia, estará sempre em competição com outras memórias ameaçadoras que surgiram antes”, disse em comunicado Dylan Gee, líder da pesquisa. 

Segundo a especialista, o uso dos 'sinais de segurança' pode ajudar sobretudo aqueles que não são acompanhados por um psicólogo. “Tanto a terapia cognitiva comportamental, quanto o uso de antidepressivos podem ser muito eficientes, mas há uma parte substancial da população que não responde positivamente a esses métodos, ou os benefícios não duram a longo prazo”, comentou. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório