Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

As 2 atividades que reduzem risco de cancro da próstata em 50%

Fazer jardinagem e caminhadas pode ajudar a diminuir a probabilidade do aparecimento do tumor em metade, aponta um novo estudo britânico.

As 2 atividades que reduzem risco de cancro da próstata em 50%
Notícias ao Minuto

06:50 - 13/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prevenção do cancro da próstata

No maior estudo do seu tipo até ao momento, uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, analisou os dados de 140 mil homens. 

Os investigadores apuraram que indivíduos que praticavam mais atividade física apresentavam um risco 51% menor de sofrer de cancro da próstata

Os resultados sugerem, conforme foi divulgado pelo jornal The Guardian, que fazer jardinagem ou caminhar pode reduzir drasticamente a probabilidade de desenvolver o tumor. 

Os especialistas garantem que este tipo de estudo genético, conhecido como randomização Mendeliana, é um método muito mais rigoroso para calcular o risco. 

A líder do estudo, a professora e cientista Sarah Lewis afirmou ao The Guardian ter ficado surpreendida com o impacto positivo que atividades simples podem ter na diminuição de incidência de tumores na próstata

"A mensagem chave a reter pelos homens é que se querem reduzir as chances de cancro então devem ser mais ativos", alertou Lewis. 

"E não estamos a falar de atividade física intensa. Simplesmente tem de se mexer", continuou. 

"Estamos a falar de coisas como jardinagem ou fazer caminhadas, por exemplo. A maioria dos homens envolvidos no estudo tinha mais de 50 anos e podemos assumir que não corriam maratonas", concluiu Sarah Lewis. 

O estudo inédito, financiado pelo World Cancer Research Fund (WCRF) e pela organização Cancer Research UK, foi publicado no periódico científico International Journal of Epidemiology.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório