Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Este Natal, o que eu quero de presente é um jantar no Kanazawa

O chef Paulo Morais preparou uma refeição natalícia com o que de melhor a tradição Kaiseki tem para oferecer.

Notícias ao Minuto

16:12 - 12/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sabores asiáticos

Se gosta de dar presentes originais e ainda não sabe o que oferecer à sua cara-metade/pai/mãe/primo/tio que é um 'foodie' assumido e  adora descobrir novos sabores e culturas, um jantar no Kanazawa pode ser a oferta memorável que precisava. O talentoso chef Paulo Morais preparou, como habitualmente, um banquete de vários momentos, ao longo dos quais se viaja pelos sabores, a delicadeza e a sofisticação de uma ementa Kaiseki, todos os meses criada de raíz com os produtos da estação.

Em dezembro, altura marcada pelas Festas do Natal e do Ano Novo, o mote que inspirou o chef para a ementa deste mês surgiu na forma de embrulhos, em dois momentos: no Hassun, prato central do menu, e na sobremesa (Dezato), que tem literalmente de ser desembrulhada.

Comecemos esta degustação natalícia pelo princípio: a entrada (Sakizuke), composta por tofu frito, katsuobushi, gengibre e cebolo, para abrir o apetite. De seguida, vem o Mokuzuke (sashimi), e o Futamono, um ‘consommé’ de caldo de peixe, pastinaca, couve pak-choi, rábano, ovas de robalo, molho das cabeças dos carabineiros e kabosu, um citrino japonês, que aquece qualquer alma a precisar de ânimo.

Depois deste aconchego, chega o Hassun, um conjunto de prendas para degustar, com foie gras, waggyu, ouriço do mar, búzios, tártaro de legumes, ovo desconstruído e construído e sushi de camarão - uma verdadeira bênção para o sentido do palato. A seguir, é tempo de Yakimono, com enguia grelhada, cebolo grelhado, raíz de aipo, puré de abóbora Hokkaido e pimenta Sancho.

É chegada a altura de dar um certo ‘punch’ com o Sunomono, um prato avinagrado composto por caranguejo real, pickle de cogumelos shitake e salada de algas e líquenes. Ainda há tempo para o Yosenabe, fondue de peixe com peixes, espinafre, alho francês e cogumelos, assim como para o Sushi e o Misoshiru (sopa miso). No final, a recompensa chega na forma de Dezato (sobremesa), a tal prenda para desembrulhar. Por baixo do 'papel de embrulho', há chocolate, macarron recheado de framboesa, gelatina com parfait de avelãs, gelado de caramelo salgado e mikan, uma clementina japonesa. Uma prenda que qualquer um de nós gostaria de receber… ofereça um presente diferente, venha ao Kanazawa.

Informações gerais Kanazawa:

Morada: Rua Damião de Góis nº 3A, 1400-291 Lisboa;

Telefone: 21 301 02 92;

Horário: de segunda a sábado das 19h30 às 23h; sextas e sábados para o lanche: 13h às 18h;

(Em dezembro, aberto até dia 21, e depois a 27 e 28).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório