Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quanto exercício é necessário para queimar as calorias de uma pizza?

Investigadores britânicos defendem que esse tipo de informação esteja disponível na embalagem dos alimentos como estratégia de combate à obesidade.

Quanto exercício é necessário para queimar as calorias de uma pizza?
Notícias ao Minuto

15:30 - 12/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Queimar calorias

A quantidade de energia de um alimento ou bebida é medida em calorias e essa informação está presente nas embalagens, com base no consumo diário de duas mil calorias. Contudo, é difícil para o consumidor conseguir quantificar de facto o que aquela quantidade de calorias significa, na prática. Por exemplo: duas fatias de pizza têm cerca de 449 calorias e uma lata de refrigerante, 138. Mas, na prática, o que isso significa?

Basicamente, precisaria andar 83 minutos ou correr 43 minutos para queimar as calorias da pizza e correr 13 minutos ou andar 26 minutos para queimar uma pequena lata de refrigerante. De acordo com investigadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, a disponibilização desse tipo de informação na embalagem dos alimentos ajudaria as pessoas a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e a caírem menos em tentação. O que, por sua vez, serviria como um incentivo a hábitos alimentares mais saudáveis para combater a obesidade.

"Quando um consumidor vê um símbolo visual que indica que levará quatro horas para queimar uma pizza e apenas 15 minutos para queimar uma salada, isso em teoria deve criar uma consciencialização sobre o ‘custo de energia’ dos alimentos/bebidas", escreveram os autores

No estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Epidemiology and Community Health, os investigadores analisaram 15 estudos entre ensaios clínicos e estudos experimentais sobre os efeitos da rotulagem de alimentos pelo método PACE (sigla para physical activity calorie equivalent ou equivalente de calorias em atividade física) na seleção, compra ou consumo de alimentos e bebidas.

Os resultados mostraram que os rótulos de alimentos PACE podem reduzir o número de quilocalorias selecionadas nos menus e diminuir o número de quilocalorias / gramas de alimentos consumidos pelo público, comparativamente com outros tipos de rotulagem ou sem rotulagem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório