Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Tem barriga? Gordura abdominal indica o tamanho do seu cérebro

Excesso de gordura pode estar associada com o encolhimento do cérebro e da massa cinzenta.

Tem barriga? Gordura abdominal indica o tamanho do seu cérebro

Cientistas da Universidade College London e da Universidade de Loughborough, ambas no Reino Unido, detetaram uma associação surpreendente entre o tamanho da sua barriga e o formato do seu cérebro. De acordo com o estudo, pessoas com excesso de gordura no abdómen têm o cérebro menor e com menos matéria cinzenta

Publicada no periódico científico Neurology, a pesquisa foi realizada com dados sobre genética e saúde de quase mil britânicos com idade média de 55 anos. 

Os resultados mostraram que as pessoas com Índice de Massa Corpotal (IMC) elevado apresentavam volumes cerebrais ligeiramente mais baixos. E o volume era ainda menor para quem tinha um IMC alto combinado com alto Índice de cintura e quadris (ICQ): apenas 786 centímetros cúbicos de matéria cinzenta.

Enquanto isso, britânicos com peso saudável apresentaram uma média de 798 centímetros cúbicos. E as pessoas que ficaram no 'meio', com um IMC alto, mas sem uma alto ICQ, tinham 793 centímetros cúbicos. A substância branca, no entanto, não pareceu afetada pelo excesso de gordura. 

"Embora este estudo tenha descoberto que a obesidade está associada a volumes mais baixos de substância cinzenta, não está claro se anormalidades na estrutura do órgão levam à obesidade, ou se a obesidade leva às mudanças no cérebro", afirmou o investigador Mark Hamer. "Também descobrimos ligações entre a obesidade e o encolhimento em regiões específicas do cérebro. Isso exigirá mais análises, mas pode ser que algum dia medir o IMC e o ICQ possa ajudar a determinar a saúde cerebral". 

A matéria cinzenta é composta por células nervosas, e inclui regiões do cérebro envolvidas no controlo muscular, percepção sensorial, memória, emoções, fala, tomada de decisões e autocontrolo. A matéria branca, por outro lado, contém feixes de fibras nervosas que conectam várias regiões do cérebro.

Ainda não está claro qual o efeito que a diminuição da massa cinzenta associada ao excesso de gordura pode ter em termos de comportamento e problemas de saúde mais graves. Alguns estudos já sugeriram que a obesidade pode ajudar na proteção contra a demência, mas esta nova pesquisa apontou o contrário

"A análise sobre a gordura corporal, se é protetora ou prejudicial ao tamanho do cérebro, tem sido inconclusiva", disse Hamer. "A nossa pesquisa analisou um vasto grupo de pessoas e descobriu que a obesidade, especificamente relativa à gordura na barriga, pode estar relacionada com o encolhimento do cérebro". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório