Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

É isto que acontece quando despeja o autoclismo dentro de um avião

Embora muitos pensem que os resíduos são despejados no ar, esse método já não existe desde os anos 1980.

É isto que acontece quando despeja o autoclismo dentro de um avião
Notícias ao Minuto

21:00 - 10/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

O nome James Kemper provavelmente não lhe é familiar. No entanto, é a ele que tem de agradecer sempre que pressionar o botão de descarga na casa-de-banho de um avião.

Foi James Kemper quem teve a ideia do moderno sistema de vácuo utilizado hoje nas milhares de casas-de-banho dos milhares de aviões que viajam pelos céus do planeta. Uma ideia que surgiu na década de 1970 e que foi utilizada pela primeira vez em 1982, numa aeronave da Boeing.

E como é que o sistema funciona? Tem três partes: um revestimento anti-aderente no vaso sanitário, um líquido azul que é desodorizante e antibacteriano e uma sucção causada pelo vácuo.

Em suma, quando o botão de descarga é pressionado, uma válvula é aberta na parte inferior do copo e o conteúdo do vaso sanitário é sugado pelo vácuo que gera uma pressão de ar menor que a da cabine do avião, o que causa o som alto que é ouvido ao pressionar o autoclismo.

Em seguida, a válvula fecha e o conteúdo é transportado para um tanque que geralmente fica na parte traseira do avião, por baixo da cauda. Quando a aeronave chega ao seu destino, esse tanque é aspirado por um camião que esvazia o conteúdo juntamente com o resto do lixo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório