Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Entenda como o horário a que come influencia o aumento de peso

Tenho de comer de três em três horas para ganhar massa magra? Devo ficar em jejum de manhã? Pois, o que não falta por aí é informação sobre como e quando devemos comer, talvez até demais.

Entenda como o horário a que come influencia o aumento de peso
Notícias ao Minuto

09:30 - 10/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Por que estou a engordar

Contudo será que horário das refeições influencia no ganho de peso? Uma nova pesquisa defende que saltar o pequeno-almoço pode fazer engordar e almoçar depois das 15h e jantar muito tarde fazem com que fique mais propenso a desenvolver doenças como a diabetes tipo 2.

“Acreditava-se que comer de três em três horas aumentava o gasto calórico diário. Isso devido ao efeito térmico dos alimentos pelo aumento da energia gasta na absorção, transporte e armazenamento de substratos. Alguns trabalhos antigos publicados defendiam essa tese. Porém, existiam falhas na metodologia, o que colocou em dúvida a qualidade desses trabalhos", explica o médico Eduardo Botelho em entrevista à publicação Huffington Post Brasil.

Os estudos recentes mostram que comer em períodos curtos não demonstra qualquer efeito positivo na composição corporal, inclusive, os estudos utilizaram métodos de calorimetria para avaliar o gasto energético total em 24 horas, onde não se encontrou diferença entre comer de três em três horas ou espaços maiores de três horas.Na verdade, o responsável da perda de peso daqueles que comiam de três em três horas deveu-se ao facto da mudança no estilo de vida, aumento de atividade física regular e reeducação alimentar.

“No entanto, devemos respeitar a individualidade do paciente, pois algumas pessoas que dão muito espaço de tempo entre as refeições, comem muito na refeição seguinte, e às vezes o fracionamento da comida, pode ajudar nesse caso”, diz o especialista.

Horário das refeições influencia no ganho de peso: O estudo

Durante o Congresso Europeu de Obesidade, uma médica espanhola divulgou um estudo que comprova que existe uma diferença nos horários das refeições relacionado à perda de peso.

No grupo de pessoas que não tomam o pequeno-almoço, registou-se um aumento de 50% no risco de ter obesidade. O grupo de pessoas que almoçam após as 15 horas, selecionam a flora bacteriana de uma forma negativa. E aqueles que jantam tarde, sendo que esse jantar tarde tem relação com o ciclo circadiano, e não com o relógio (em regiões que escurecem mais cedo, devemos jantar mais cedo), aumenta em cinco vezes o diabetes tipo 2.

Afinal de contas, qual o melhor horário para cada refeição?

O importante é não abdicar de comer a primeira refeição do dia, almoçar antes das 15 horas e jantar ao escurecer. “ Essa rotina diminui o risco da obesidade, da resistência insulínica e do diabetes tipo 2. Resumindo, ajuda a prevenir doenças e estimula hábitos mais saudáveis”, conclui Eduardo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório